Análise de uma atividade de leitura de imagem à luz da multimodalidade

Autores

  • Maria Luiza Alves PG-Unicamp

Palavras-chave:

Livro didático. Design. Multimodalidade.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar, sob a perspectiva da multimodalidade, uma atividade de leitura da obra “O grito”, de Edvard Munch. A proposta didática faz parte de um capítulo do livro de Língua Portuguesa “Tecendo linguagens” para o 7º ano do Ensino Fundamental II. A análise baseia-se na concepção de multiletramentos (CAZDEN; COPE; FAIRCLOUGH; GEE, et al., 1996; PINHEIRO, 2016; RIBEIRO, 2020) e nos estudos sobre elementos do design visual propostos por Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020). Para tanto, foram analisadas as dez questões presentes na atividade, bem como as orientações ao professor, a fim de verificar a ocorrência dos elementos do design. Com isso, percebeu-se que, apesar de a proposta estar coerente com os pressupostos das teorias dos multiletramentos e da multimodalidade, é necessário que sejam desenvolvidas mais atividades que contemplem a comunicação visual e mais ações relacionadas à formação do professor para o desenvolvimento de indivíduos leitores dos diferentes modos de significação.

Biografia do Autor

Maria Luiza Alves , PG-Unicamp

Possui graduação em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola, pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), e mestrado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na linha de pesquisa "Linguagens e Educação". Atuou como bolsista do Grupo PET/Conexões de Saberes - Letras, como voluntária do Programa de Extensão sou+tec e como preceptora do Programa de Residência Pedagógica, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e de Redação na Educação Básica.

Referências

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Publicado

11-06-2021

Como Citar

ALVES , Maria Luiza. Análise de uma atividade de leitura de imagem à luz da multimodalidade. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e021018, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1546. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos