NÚCLEO DE FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA SRE UBERABA -FORPED: DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES

Autores

  • Marianna Centeno Martins de Gouvêa Secretaria de Estado da Educação/Superintendência Regional de Ensino de Uberaba
  • Monica Izilda da Silva Secretaria de Estado da Educação/Superintendência Regional de Ensino de Uberaba/ PG- Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Educação. Formação de professores.

Resumo

O Núcleo de Formação e Pesquisa em Educação - Forped surgiu do desejo da SRE Uberaba em oportunizar a formação continuada e em serviço dos profissionais da educação. A investigação faz um convite a compreender quais foram os desafios, o alcance e os desdobramentos na criação de um espaço físico e institucional da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba para a formação dos profissionais da educação. O estudo traz os saberes necessários na teoria e prática para a formação continuada em diálogo com um referencial teórico que sustentam e alargam a nossa compreensão quanto à importância da formação continuada dos profissionais da educação. A metodologia também é detalhada quanto ao processo de criação do espaço físico e também institucional de reconhecimento e de valorização à formação para a comunidade local e acadêmica, e, em especial, de aproximação de diferentes esferas educacionais para um diálogo profícuo e de resignação da docência. E ainda, os resultados e discussões mapeadas ao longo do processo de realização e avaliação das ações do Núcleo de Formação e Pesquisa em Educação da SRE Uberaba.

Biografia do Autor

Marianna Centeno Martins de Gouvêa, Secretaria de Estado da Educação/Superintendência Regional de Ensino de Uberaba

Pedagoga, com Habilitação em Educação Especial, pela Universidade de Uberaba. Mestre em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Uberaba/MG.; Especialização em Educação para Bem Dotados e Talentosos, pela Universidade Federal de Lavras. Professora universitária, com pesquisas em Educação Inclusiva por meio de novas metodologias de ensino e das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs. Analista Educacional/Pedagoga na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG /SRE Uberaba Superintendência Regional de Ensino de Uberaba, responsável pelo SAI - Serviço de Apoio à Inclusão.Uberaba.

Monica Izilda da Silva, Secretaria de Estado da Educação/Superintendência Regional de Ensino de Uberaba/ PG- Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), desenvolvendo seu trabalho na linha de pesquisa Formação de Professores e Cultura Digital, área de concentração Fundamentos Educacionais e Formação de Professores (2017-2019).Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (1997), graduação em Licenciatura Plena Matemática - Claretiano - Faculdade (1999). Atualmente é analista da divisão pedagógica do Governo do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Atua principalmente na área de Formação de Professores, com ênfase no protagonismo juvenil e o Ensino Médio.

Referências

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Publicado

31-12-2020

Como Citar

GOUVÊA, , Marianna Centeno Martins de; SILVA, , Monica Izilda da. NÚCLEO DE FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA SRE UBERABA -FORPED: DESDOBRAMENTOS E REFLEXÕES. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e020022, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1382. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência