Letramento Acadêmico no Ensino Superior:

da metodologia do risco ao apoio pedagógico

Autores

  • Geraldo Jose Rodrigues Liska UNIFAL-MG UFMG

Palavras-chave:

letramento acadêmico, metodologia do risco, apoio pedagógico

Resumo

Relatamos neste artigo nossas experiências com oficinas de escrita acadêmica realizadas no atual contexto de pandemia. Em nosso planejamento, refletimos sobre como o processo de apoio pedagógico aos estudantes universitários pode ser trabalhado com base na metodologia do risco (MATTE, 2018), debruçando-se sobre dedicação, insistência e responsabilidade. Essa perspectiva nos leva a uma atividade além do que é normalmente dirigido ao professor e, sim, a pesquisadores, professores, estudantes e outros interessados nos temas que forem desenvolvidos, por meio da apresentação do trabalho final em um evento online, o Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre (UEADSL). Além da metodologia do risco, o trabalho se apoia nas ideias de Kleiman (2012) e Street (2014), sobre o conceito de letramento, e em Fiad (2016) com relação aos estudos de letramentos acadêmicos. Adotamos experiência similar das Oficinas de Leitura e Prática de Textos da UFMG ao planejar as aulas de escrita para o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Acadêmico (Progrida), da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Evidenciamos, a partir de nossas observações, que essa metodologia pode aumentar o engajamento dos alunos, favorecer o processo de ensino e aprendizagem por meio de situações concretas de linguagem e estimular vivências e práticas dentro do contexto da universidade.

Biografia do Autor

Geraldo Jose Rodrigues Liska, UNIFAL-MG UFMG

Doutor e Mestre em Estudos Linguísticos (Área: Linguística Aplicada. Linha: Ensino do Português) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Linguística e de Ensino de Língua, com ênfase em Morfologia, Lexicologia, Semântica Lexical, Semântica Cultural e Estilística Léxica.

Referências

BORGES JUNIOR, C. O apoio pedagógico aos estudantes de graduação discutido à luz dos estudos de letramento acadêmico e gêneros do discurso. Cadernos de linguagem e sociedade, v. 19, p. 4-25, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica Semtec. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Linguagens Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

FIAD, R. S.. Letramentos acadêmicos: contextos, práticas e percepções. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. v. 1. 357p .

KLEIMAN, A. B.. Os significados do letramento. Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 2a.. ed. Campinas, SP: Mercado de letras, 2012. v. 1. 294p

MATTE, Ana Cristina Fricke. Sementes de Educação Aberta e Cultura Livre. Série Texto Livre: pensemeando o mundo. Tomo I. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

MATTE, A. C. F.; ARAUJO, Adelma . A importância da escrita acadêmica na formação do jovem pesquisador. In: Maria Aparecida Moura. (Org.). Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. 1ed. Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2012, v. 1, p. 97-110.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2008.

STREET, Brian. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current issues in Comparative Education, [New York], v. 5, n. 2, p. 77-91, Columbia University, 2003.

Downloads

Publicado

29-01-2021

Como Citar

RODRIGUES LISKA, Geraldo Jose. Letramento Acadêmico no Ensino Superior:: da metodologia do risco ao apoio pedagógico. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e021002, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1381. Acesso em: 5 out. 2024.