Letramento Acadêmico no Ensino Superior:

da metodologia do risco ao apoio pedagógico

Autores

  • Geraldo Jose Rodrigues Liska UNIFAL-MG UFMG

Palavras-chave:

letramento acadêmico, metodologia do risco, apoio pedagógico

Resumo

Relatamos neste artigo nossas experiências com oficinas de escrita acadêmica realizadas no atual contexto de pandemia. Em nosso planejamento, refletimos sobre como o processo de apoio pedagógico aos estudantes universitários pode ser trabalhado com base na metodologia do risco (MATTE, 2018), debruçando-se sobre dedicação, insistência e responsabilidade. Essa perspectiva nos leva a uma atividade além do que é normalmente dirigido ao professor e, sim, a pesquisadores, professores, estudantes e outros interessados nos temas que forem desenvolvidos, por meio da apresentação do trabalho final em um evento online, o Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre (UEADSL). Além da metodologia do risco, o trabalho se apoia nas ideias de Kleiman (2012) e Street (2014), sobre o conceito de letramento, e em Fiad (2016) com relação aos estudos de letramentos acadêmicos. Adotamos experiência similar das Oficinas de Leitura e Prática de Textos da UFMG ao planejar as aulas de escrita para o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Acadêmico (Progrida), da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Evidenciamos, a partir de nossas observações, que essa metodologia pode aumentar o engajamento dos alunos, favorecer o processo de ensino e aprendizagem por meio de situações concretas de linguagem e estimular vivências e práticas dentro do contexto da universidade.

Biografia do Autor

Geraldo Jose Rodrigues Liska, UNIFAL-MG UFMG

Doutor e Mestre em Estudos Linguísticos (Área: Linguística Aplicada. Linha: Ensino do Português) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Linguística e de Ensino de Língua, com ênfase em Morfologia, Lexicologia, Semântica Lexical, Semântica Cultural e Estilística Léxica.

Referências

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Publicado

29-01-2021

Como Citar

RODRIGUES LISKA, Geraldo Jose. Letramento Acadêmico no Ensino Superior:: da metodologia do risco ao apoio pedagógico. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e021002, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1381. Acesso em: 29 abr. 2024.