AS ARTI(MANHAS) DO BRINCAR: CONCEITOS E PRECEITOS NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Rita Maria Fonseca Matos Chagas Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Brincar. Psicanálise Winnicottiana. Psicologia do Desenvolvimento. Pedagogia.

Resumo

Buscou-se pesquisar sobre o tema, em razão de minha experiência docente na área de Português, Inglês e suas Literaturas em que se privilegiou o uso de jogos como meio de alcançar os alunos em suas dimensões cognitivas, sociais, motoras, dentre outras, no âmbito de ensino/aprendizagem. Entretanto, na prática, parece haver, no imaginário da comunidade escolar, uma dicotomia entre jogo/ensino ou jogo/aula como se ambos fossem partes diferentes de um mesmo processo. Esse artigo, de abordagem Qualitativa e de Revisão Bibliográfica, objetivou demonstrar que o brincar é constitutivo do ensino/aprendizagem e não uma ferramenta didática, apenas. As reflexões advindas dos teóricos, embora cada um com recortes diferentes, demonstraram que o brincar, independente das diferentes conotações semânticas que a ele subjaz, incide sobre as diferentes áreas dos seres humanos, especialmente, no contexto de ensino/aprendizagem e que, por isso, não pode ser considerado como uma ferramenta didática, apenas.

Biografia do Autor

Rita Maria Fonseca Matos Chagas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Letras Português-Inglês e suas Literaturas (1995) pela Faculdade de Ciências e Letras de Patos de Minas; Letras Espanhol pela UNIUBE - Universidade de Uberaba (2014); Licenciatura em Pedagogia pelo Claretiano (2019); Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2005); Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Recebeu, durante o curso de doutorado, o auxílio Bolsa-Mérito Mack-Pesquisa. Fez parte da equipe de pesquisadores da Dra. Maria Helena de Moura Neves. Defendeu a Tese de Doutorado: "A Educação segundo o olhar da Veja: uma análise linguístico-discursiva da representação dos atores sociais da Educação". Atualmente é aluna do décimo período do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atua nas áreas de Linguística, Letras, Análise do Discurso e Educação. Professora substituta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

CHAGAS, Rita Maria Fonseca Matos. AS ARTI(MANHAS) DO BRINCAR: CONCEITOS E PRECEITOS NA PRÁTICA DOCENTE. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e020021, 2020. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1366. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos