O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O USO DAS REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Leila Maria Franco Universidade Estadual de Minas Gerais - Campus Ituiutaba
  • Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Araguaia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a inclusão de redes socais como twitter, facebook e instagram no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, levando-se em consideração o uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e o novo modelo de ensino online, com novas formas de aprendizado além do ensino tradicional vigente até pouco tempo atrás. O texto utilizou-se como metodologia a Revisão de Literatura, em que se discutiu sobre a importância das TIC e dos novos espaços de aprendizagem em Língua Portuguesa. Assim, como considerações finais, atentamos para um modelo de ensino-aprendizagem em constante mudanças e evoluções, levando-se em conta o mundo tecnológico e dinâmico no qual alunos e professores estão inseridos, com espaços de leitura e escrita infinita e novas possibilidades de interações.

Biografia do Autor

Leila Maria Franco, Universidade Estadual de Minas Gerais - Campus Ituiutaba

Possui graduação em Letras pelo Instituto Superior de Educação de Ituiutaba (1986) e mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Doutorado em Estudos Linguísticos, área Análise Linguística, pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP/IBILCE). É professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Ituiutaba e atua como professora de Língua Portuguesa e Português Aplicado ao Discurso Jurídico. Tem experiência na área de Letras, principalmente, nos seguintes temas: Leitura e Produção Textual, Texto e Discurso e Português Instrumental.

Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Araguaia

Doutora em Educação pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e mestre em Comunicação Social pela UNIMAR (Universidade de Marília). Graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário de Rio Preto (2005) e Letras pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2008). Atualmente é professora na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Atua na graduação do curso de Jornalismo e na pós-graduação stricto sensu Comunicação e Poder na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Letras, Didática, Empreendedorismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sistemas de Informação e Conhecimento.

Downloads

Publicado

31-01-2019

Como Citar

FRANCO, Leila Maria; BIANCHINI FERREIRA , Jociene Carla. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O USO DAS REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Trem de Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e018007, 2019. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1364. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos