AS CAPAS DA OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE SOB A PERSPECTIVA ANALÍTICA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Autores

  • Letícia dos Reis Pessoa Universidade Federal de Alfenas
  • Flaviane Faria Carvalho Universidade Federal de Alfenas

Resumo

Este trabalho visa investigar as estratégias de representação dos personagens e de interação com o leitor evocadas pelas capas de nove edições distintas da obra infanto-juvenil O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Para tanto, será adotado o referencial teórico da Semiótica Social Multimodal, cujo foco é desvendar os principais modos de representação em função dos quais um determinado texto é produzido e realizado, a fim de construir significados a atender a determinados propósitos socioculturais (CARVALHO, 2013). A grelha metodológica recorrerá às categorias propostas pela gramática do design visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; MACHIN, 2007), precisamente as metafunções visuais representacional e interativa. Pretende-se, assim: 1) Analisar as capas das edições da obra O Pequeno Príncipe por meio das categorias propostas pelos significados representacionais e interativos e 2) Comparar os pontos de aproximação e/ou distanciamento entre as capas analisadas. Espera-se, com este estudo, contribuir para a compreensão e a interpretação de textos multimodais associados ao conhecimento de mundo e à simbologia presente na construção das capas analisadas de uma obra que, há 75 anos, vem impactando a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.

Biografia do Autor

Letícia dos Reis Pessoa , Universidade Federal de Alfenas

É graduanda do 8° período em Letras-português da Universidade Federal de Alfenas, é bolsista Capes pelo projeto Residência Pedagógica e possui experiência como corretora de redações.

Flaviane Faria Carvalho, Universidade Federal de Alfenas

É graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (2006), mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa (2012). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada e Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica social, multimodalidade, análise crítica do discurso, multiletramentos, gêneros textuais, escrita acadêmica, roteiro e produção de documentário, editoração e assessoria de comunicação. É Presidente do Conselho Editorial da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alfenas, investigadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NeLIS/UnB) e do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, onde também lecionou como conferencista. Foi Analista de Treinamento do Grupo UOL Educação, Professora do SENAC-MG e do Curso de Jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal de Alfenas.

Downloads

Publicado

07-01-2021

Como Citar

LETÍCIA DOS REIS PESSOA; FLAVIANE FARIA CARVALHO. AS CAPAS DA OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE SOB A PERSPECTIVA ANALÍTICA DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL. Trem de Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e020012, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1334. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos