A POLÍTICA LINGUÍSTICA BRASILEIRA PARA AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS?

O que dizem a LDB e os PCN de LE?

Autores

  • Elias Ribeiro da Silva Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, discutir a política linguística para as línguas estrangeiras em funcionamento na sociedade brasileira contemporânea. Focalizam-se, especificamente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (PCNs de LE). Teoricamente, parte-se da proposta de Schiffman (1996, 2006), Shohamy (2006, 2008) e Spolsky (2004), segundo a qual o dizer oficial de um país sobre a questão linguística nem sempre corresponde à real política linguística que vigora naquela sociedade. A partir desse pressuposto, analisam-se, em um primeiro momento, o discurso oficial do Estado Brasileiro sobre a diversidade linguística e cultural do país e as práticas sociais relacionadas e esse tema. Na seção seguinte, discute-se o “dizer oficial” da legislação educacional brasileira sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras na Rede Oficial de Ensino. Por fim, na última seção, analisa-se o “dizer não oficial” da legislação educacional sobre o tema.

Biografia do Autor

Elias Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Professor de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e de Português como Língua Estrangeira junto ao Departamento de Letras, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Licenciado em Letras Português/Inglês e mestre em Estudos Linguísticos - Ensino/Aprendizagem de Línguas pela UNESP e doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMP.

Downloads

Publicado

07-06-2018

Como Citar

SILVA, Elias Ribeiro da. A POLÍTICA LINGUÍSTICA BRASILEIRA PARA AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS? O que dizem a LDB e os PCN de LE?. Trem de Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. e018002, 2018. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1314. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos linguísticos