Análise do nível de escolaridade e formação acadêmica dos docentes da educação básica do Brasil no ano de 2017 por meio do uso de técnicas multivariadas

Authors

  • Pollyane Vieira da Silva Universidade de São Paulo
  • Vivian Aparecida Brancaglioni Universidade de São Paulo
  • Cristiane Mariana Rodrigues da Silva Universidade de São Paulo
  • Carlos Tadeu dos Santos Dias Universidade de São Paulo
  • Taciana Villela Savian Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-3309-6075

Keywords:

formação docente, ensino básico, ensino superior, caracterização dos estados brasileiros

Abstract

A formação dos professores tem um papel importante nos estudos educacionais no Brasil e no mundo. O Brasil ainda vive a realidade de que muitos docentes não possuem a formação mínima exigida para atuarem como profissionais da educação. Com o objetivo de agrupar e caracterizar os estados brasileiros de acordo com nível de escolaridade e formação acadêmica dos docentes de ensino básico, no ano de 2017, optou-se neste artigo pelo uso de técnicas estatísticas multivariadas, sendo elas, análise de agrupamento ou cluster, análise de componentes principais e análise fatorial, as quais apresentam resultados complementares. Os estados brasileiros agruparam-se em quatro grupos distintos, destacando-se para o fato de que São Paulo formou um grupo isolado. A partir das sete variáveis em estudo foi possível caracterizar os estados brasileiros por meio de dois componentes principais sendo um deles denominado como formação de nível superior e o outro como formação de nível básico. A análise de fatores reforçou os resultados encontrados na análise de componentes principais, de forma que o fator 1 representou um indicador de formação superior e o fator 2 um indicador de formação de nível básico.

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Published

13-08-2019

How to Cite

Silva, P. V. da, Brancaglioni, V. A., Silva, C. M. R. da, Dias, C. T. dos S., & Savian, T. V. (2019). Análise do nível de escolaridade e formação acadêmica dos docentes da educação básica do Brasil no ano de 2017 por meio do uso de técnicas multivariadas. Sigmae, 8(2), 801–812. Retrieved from https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/957