Estresse acadêmico em estudantes universitários usando análise multivariada

Olga Solano Dávila, Félix Bartolo Gotarate, Olga Bolaños Solano

Resumo


No presente trabalho analizamos o estresse acadêmico em alunos matriculados no segundo semestre do ano letivo 2017 da faculdade de ciências matemática (FCM) da Universidade Nacional Maior de São Marcos (UNMSM), usando a teoría da estatística  T2 de Hotelling e o gráfico de normalidade do qui quadrado (Johnson; Wichern,2007). Utilizou-se o inventário de SISCO de estresse acadêmico (Barraza, 2007). Para o cálculo do tamanho da amostra utilizou-se o plano de amostragem aleatória estratificada (Scheffer; Mendenhall; Ott, 2007) com um limite para o erro de estimação de 0,0415  e as informações dos estudantes matriculados o segundo Semestre do ano letivo 2017,  fornecidos pela Direção Acadêmica da  FCM da UNMSM; o tamanho da amostra foi de 280 alunos, distribuído proporcionalmente às quatro Escolas Profissionais da FCM. O levantamento dos dados realizou-se no período de outubro a novembro de 2017. Verificou-se que existem diferenças nas dimensões de estresse acadêmico observadas entre os alunos do sexo masculino e feminino.


Palavras-chave


Análise multivariada;T2 de Hotelling; Estrés acadêmico; Amostragem Estratificada; Estudantes universitários

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