Estresse acadêmico em estudantes universitários usando análise multivariada

  • Olga Solano Dávila Universidad Nacional Mayor de San Marcos/Facultad de Ciencias Matemáticas
  • Félix Bartolo Gotarate Facultad de Ciencias Matemáticas / Departamento de Estadística
  • Olga Bolaños Solano SISOL Salud / Psicomedic
Palavras-chave: Análise multivariada, T2 de Hotelling, Estrés acadêmico, Amostragem Estratificada, Estudantes universitários

Resumo

No presente trabalho analizamos o estresse acadêmico em alunos matriculados no segundo semestre do ano letivo 2017 da faculdade de ciências matemática (FCM) da Universidade Nacional Maior de São Marcos (UNMSM), usando a teoría da estatística  T2 de Hotelling e o gráfico de normalidade do qui quadrado (Johnson; Wichern,2007). Utilizou-se o inventário de SISCO de estresse acadêmico (Barraza, 2007). Para o cálculo do tamanho da amostra utilizou-se o plano de amostragem aleatória estratificada (Scheffer; Mendenhall; Ott, 2007) com um limite para o erro de estimação de 0,0415  e as informações dos estudantes matriculados o segundo Semestre do ano letivo 2017,  fornecidos pela Direção Acadêmica da  FCM da UNMSM; o tamanho da amostra foi de 280 alunos, distribuído proporcionalmente às quatro Escolas Profissionais da FCM. O levantamento dos dados realizou-se no período de outubro a novembro de 2017. Verificou-se que existem diferenças nas dimensões de estresse acadêmico observadas entre os alunos do sexo masculino e feminino.

Biografia do Autor

Olga Solano Dávila, Universidad Nacional Mayor de San Marcos/Facultad de Ciencias Matemáticas

Professor associado / Departamento de Estatística

Mestre em estatística com estudos de doutorado

 

Félix Bartolo Gotarate, Facultad de Ciencias Matemáticas / Departamento de Estadística

Professor associado / Departamento de Estatística

Mestre em estatística

Olga Bolaños Solano, SISOL Salud / Psicomedic

Licenciada em psicologia com estudos de pós-graduação em psicologia

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Publicado
29-07-2019