Aplicação da programação convexa na determinação da melhor localização de uma torre de transmissão na cidade de Alfenas - MG

  • Bruno César Moreira Tomaz Universidade Federal de Alfenas
  • Bruna Pires Rocha Universidade Federal de Alfenas
  • Flaviane Silva de Souza
  • Maria Caruline Baquião
  • Natally Rodrigues Silva
  • Anderson José de Oliveira
Palavras-chave: Programação não-linear, solver, modelagem matemática.

Resumo

A maioria dos modelos matemáticos que trata de problemas reais apresenta algum grau de não-linearidade. Deste modo, são necessários estudos acerca de métodos de resolução de tais problemas, muitos destes tratados por um ramo da Matemática Aplicada, chamado de Pesquisa Operacional (P.O). A P.O tem como um de seus objetivos utilizar métodos que visem a solução ótima de problemas de otimização. Um método que pode ser aplicado a este tipo de problema é a programação convexa. O objetivo deste artigo é aplicar o método da programação convexa na resolução de um problema de programação não-linear, cuja finalidade é minimizar a distância de uma torre de transmissão a três bairros da cidade de Alfenas-MG. Para a resolução do problema foi utilizada a ferramenta Solver, presente na planilha Excel. Por fim, concluiu-se que o Solver foi eficiente na resolução do problema, permitindo a definição do ponto exato em que a torre de transmissão deve ser colocada, minimizando sua distância aos três bairros desejados.

Referências

CIRILO, J. A., Programação Não Linear Aplicada a Recursos Hídricos. In: PORTO, R. L.L. et al. Técnicas Quantitativas para o Gerenciamento de Recursos Hídricos. ABRH, 1. ed, p. 305-356, Editora da Universidade - UFRGS, 1997.

KUHN, H. W., TUCKER, A. W. Nonlinear Programming. In: Proceedings of the Second Berkeley Symposium on Mathematical Statistcs and Probability. Berkeley and Los Angeles - California: Neyman (ed), University of California Press, p. 481-492, 1951.

LACHTERMACHER, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões: modelagem em Excel. Elsevier, 2004.

MARINS, F. A. S. Introdução à Pesquisa Operacional. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, 2011.

TAHA, H. A.; MARQUES, A. S.; SCARPEL, R. A. Pesquisa operacional. Pearson Education do Brasil, 2008.

Publicado
04-11-2018