Temperatura do nordeste brasileiro via análise de lacunaridade

  • Leandro Lucena DEINFO – UFRPE
  • Tatijana Stosic DEINFO – UFRPE
Palavras-chave: Lacunaridade, Temperatura, Nordeste, Brasil

Resumo

A região Nordeste é caracterizada pela seca, provocada por diversos fatores, dentre eles, a localização geográfica. A lacunaridade avalia a quantidade e distribuição do tamanho de lacunas dentro de um conjunto de dados, é bastante explorada em fenômenos climáticos e ecológicos. O conhecimento da temperatura do ar se faz importante devido a sua fundamental contribuição em várias áreas do conhecimento, principalmente em meteorologia, oceanografia, climatologia e hidrologia. Para tanto este trabalho objetiva caracterizar a temperatura do nordeste Brasileiro através da análise de lacunaridade. O Banco de dados é composto de 91 estações meteorológicas com valores de temperatura horárias no período de 01 de janeiro de 2008 a 01 de janeiro de 2011. Na análise de temperatura do ar, a lacunaridade é uma medida da distribuição dos segmentos, definida como a sequência de horas consecutivas com valores de temperatura igual ou superior a um limiar, e as lacunas, definido como sequências de horas consecutivas com valores de temperatura do ar abaixo do limiar selecionado. Para avaliação da lacunaridade foram utilizados os limiares de 27,30 e 32º C. Observa-se que à medida que aumentamos o limiar de temperatura os valores do expoente β de lacunaridade diminuem. A análise de lacunaridade mostrou-se bastante eficaz para avaliação de variação de temperaturas da região nordeste. Para estações com temperaturas elevadas, os valores de lacunaridade são mais homogêneos.

Referências

INSTITUTO BRASILEIRO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE. Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC. Disponível em: http://sinda.cm2.inpe.br/PCD/. Acesso em: 1 de outubro de 2011.

MANDELBROT, B. B. The fractal geometry of nature. Freemann, San Francisco, USA, 1982.

MARTINEZ, M. D.; LANA, X.; BURGUENO, A.; SERRA, C. Lacunarity, predictability and predictive instability of the daily pluviometric regime in the Iberian Peninsula. Nonlinear Processes in Geophysics, v.14, p.109-121, 2007.

MARTINEZ, M.D.; LANA, X.; BURGUENO, A.; SERRA, C. Predictibility of the monthly North Atlantic Oscillation index based on fractal analysis and dynamics system theory , Nonlinear Processes in Geophysics, v.17, p.93-101, 2010.

Publicado
14-01-2015