Uso da Análise de Correspondência Múltipla na identificação de fatores associados ao retorno econômico na atividade leiteira no Estado de Minas Gerais, Brasil

  • Waldomiro Barioni Jr. Embrapa Pecuária Sudeste
  • Claudia De Mori Embrapa Pecuária Sudeste
  • Artur Chinelato Camargo Embrapa Pecuária Sudeste
  • André Luiz Monteiro Novo Embrapa Pecuária Sudeste
  • Marcela Mello Brandão Vinholis Embrapa Pecuária Sudeste
Palavras-chave: Análise multivariada, Produção de leite, Retorno financeiro

Resumo

O estudo aplicou a Técnica Multivariada de Análise de Correspondência Múltipla para avaliar a existência de associação entre o retorno econômico da atividade leiteira e os indicadores de produtividade, composição de rebanho, custo de produção, receita bruta e assistência técnica. Os dados são provenientes de um questionário estruturado aplicado em 374 propriedades leiteiras de Minas Gerais, Brasil. Concluiu-se que o retorno econômico superior na produção de leite, expresso pela margem bruta por área de terra, está associada a maior produção de leite por vaca, maior número de vacas por área de terra e maior percentual de vacas no rebanho, que por sua vez está associado ao maior tempo de assistência técnica recebida pelo produtor rural. Ainda que o custo de produção operacional por animal tenha sido superior quando houve aumento de produtividade, a receita bruta por animal suplantou o custo, resultando em margem bruta superior. A assistência técnica do produtor rural é um mecanismo importante para capacitar o produtor rural e levar conhecimento sobre novas tecnologias, o que resulta em ganhos de produtividade no campo. A técnica de Análise de Correspondência Múltipla mostrou-se adequada para aplicação e tomada de decisão em análises do setor agropecuário.

Biografia do Autor

Waldomiro Barioni Jr., Embrapa Pecuária Sudeste
Departamento de Estatística

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. Números do setor: Faturamento. São Paulo: ABIA. 2019. Disponível em: https://www.abia.org.br/vsn/tmp_6.aspx?id=16 . Acesso em: 07 mar. 2019.

ANUÁRIO LEITE 2018: Indicadores, tendências e oportunidades para quem vive no setor leiteiro. São Paulo: Texto Comunicação Corporativa, 2018. 114 p.

BARIONI Jr., W. Análise de correspondência na identificação dos fatores de risco associados à diarréia e à performance de leitões na fase de lactação. Piracicaba, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, 1995. 97p. (Tese de Mestrado).

BENZÉCRI, J. P. Correspondence analysis handbook. New York: Marcel Decker. 1992. 665p.

FAEMG.

GREENACRE, M. Correspondence Analysis in Practice. Boca Raton: Chapman & Hall/CRC. 2 ed, 2007. 296p.

LOPES, M.A.; CARVALHO, F.M. Custo de produção do leite. Boletim Agropecuário, n.32, 2000. 42 p.

SAS INSTITUTE INC. SAS System for Microsoft Windows. Release 9.3. Cary: SAS Institute Inc. 2010.

STATSOFT INC. Statistica: data analysis software system. Version 7. Tulsa: StatSoft, Inc. 2004.. Disponível em http://www.statsoft.com

Publicado
29-07-2019