Substituição de importações no Brasil: Uma análise comparada da evolução das pautas exportadoras de Brasil, China e Coreia do Sul (1962-2000)

Autores

  • Ivo Costa Novais UFBA - Universidade Federal da Bahia

Resumo

As políticas industriais adotadas por Brasil, Coreia do Sul e China revolucionaram as suas respectivas pautas de exportação e, com elas, o seu processo de industrialização. O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparada, entre 1962 e 2000, desses países, que são exemplos de industrialização tardia, e, no caso chinês, de uma reindustrialização. Os elementos de implantação das políticas industriais mostraram resultados diferentes nos países analisados: consolidou no caso chinês e coreano uma evolução na pauta comercial, saindo de uma economia baseada em produtos primários ou de baixo valor agregado para uma economia industrial, com uma pauta diversificada. No caso brasileiro, não se verificou o mesmo resultado.

Biografia do Autor

Ivo Costa Novais, UFBA - Universidade Federal da Bahia

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

18-06-2019