Neodesenvolvimentismo, Neoliberalismo e a questão das políticas sociais no Brasil

Autores

  • Múcio Tosta Gonçalves Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
  • Marcos Taroco Resende Bolsista CAPES do Mestrado em Economia da Universidade Federal de Alfenas (Campus-Varginha)
  • Natanael Nogueira Dias Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3677103158054721

Resumo

O objetivo do artigo é investigar possíveis elementos que condicionaram a formulação das políticas sociais no Brasil a partir da década de 1990. Como metodologia utilizou-se uma revisão bibliográfica, considerando especialmente aspectos relativos à formação histórica do neoliberalismo e do neodesenvolvimentismo. Se o neoliberalismo se tornou eleitoralmente vitorioso no país na década de 1990, foram também produzidos espaços para a vitória da esquerda na disputa pelo controle do governo. Mas a ausência de uma ruptura radical com o “programa neoliberal” fez com que, contraditoriamente, tenha triunfado a estratégia neodesenvolvimentista, que impactou antagonicamente as políticas sociais. Os elementos da formulação dessas políticas na conjuntura das primeiras décadas do século XXI podem ser explicados, assim, pela adoção de um “reformismo” que inviabilizou o protagonismo dos trabalhadores na construção de uma política do seu interesse, franqueando o controle da agenda estatal para outros atores.


 

Biografia do Autor

Múcio Tosta Gonçalves, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Bacharel em Ciências Econômicas pela PUC-Minas (1984), Mestre em Ciência Política pela UFMG (1990) e Doutoro em Ciências Sociais pela UFRRJ (2001). Atualmente é docente do Departamento de Ciências Econômicas da UFSJ. Tem experiência nas áreas de Economia e de Sociologia, com ênfase em Desenvolvimento e Agricultura, Economia Política, História do Pensamento Econômico e estratégia empresarial. Lider do Grupo de Pesquisa "Organizações, Estratégias e Capital Social - OECS" e membro do Grupo de Trabalho "Transformaciones agrarias y trabajadores rurales" da CLACSO.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2997749006036392

Marcos Taroco Resende, Bolsista CAPES do Mestrado em Economia da Universidade Federal de Alfenas (Campus-Varginha)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Atualmente é bolsista CAPES do Mestrado em Economia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG Campus-Varginha).

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3844928819735081

Natanael Nogueira Dias, Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3677103158054721

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3677103158054721

Downloads

Publicado

30-11-2018