Moeda e inflação: uma contribuição a partir de Keynes e pós-keynesianos

Autores

  • Renan Ferreira de Araujo UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
  • Júlia Alencar Omizzolo UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas
  • João Victor Machado UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer um resgate sobre inflação nas obras de Keynes, assimilando os pilares teóricos que balizam a leitura pós-keynesiana sobre o fenômeno. Do ponto de vista metodológico, o artigo foi estruturado em três partes: primeiro, uma apresentação da visão moderna sobre a moeda, que tem como base a abordagem (neo)chartalista; posteriormente foi realizada uma organização da literatura a partir de Keynes sobre inflação para, finalmente, expor o debate pós-keynesiano acerca do fenômeno. A despeito de não tratar de forma sistematizada os impactos da inflação no sistema econômico, Keynes apresentou uma literatura diversa a respeito dos preços monetários da economia. Já os Pós-keynesianos avançaram no entendimento do processo inflacionário, delimitando causas e aprofundando a questão do conflito distributivo. A importância dessa interpretação para o fenômeno inflacionário reside tanto nas determinações teóricas deste problema, como nas consequências práticas para a política econômica quando elaborada a partir de diagnósticos equivocados ou baseadas em simplificações analíticas perigosas à sociedade.

Biografia do Autor

Renan Ferreira de Araujo, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em teoria economica pela UNICAMP com pesquisa relacionada a economia política e macroeconomia com enfoque em teorias da inflação.

Júlia Alencar Omizzolo, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em teoria economica pela UNICAMP com pesquisa relacionada a macroeconomia com enfoque modelos pós-keynesianos de crescimento.

João Victor Machado, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em teoria economica pela UNICAMP com pesquisa relacionada a macroeconomia com enfoque em política energética.

Downloads

Publicado

25-07-2018