O mercado de trabalho no Brasil: uma breve análise da relação entre renda do trabalho e escolaridade no ano de 2014

Autores

  • Otávio Junio Faria Neves Universidade Federal de Alfenas
  • Ana Márcia Rodrigues da Silva Universidade Federal de Alfenas

Resumo

Conforme os pressupostos da Teoria do Capital Humano, a educação tem influência determinante na renda do trabalhador. Isso possibilita uma melhora nas suas habilidades e na produtividade. O resultado pode ser evidenciado no aumento da renda. Diante deste pressuposto, este estudo tem como objetivo verificar se os trabalhadores brasileiros que possuem maior nível de escolaridade auferiram maior renda por meio do trabalho no ano de 2014. Para tanto, foram utilizados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014. Com os dados organizados foram feitas frequências relativas e com isso foram elaborados gráficos e tabelas para a formulação dos resultados. Os principais resultados mostram que não se pode afirmar que existe uma condição necessária entre maior escolaridade e maior renda do trabalho.

Biografia do Autor

Otávio Junio Faria Neves, Universidade Federal de Alfenas

Bacharel Interdisciplinar em Ciência e Economia, e atualmente cursando Ciências Econômicas com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal de Alfenas.

Ana Márcia Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Alfenas

Professora Adjunta I do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) - Campus Avançado de Varginha/MG. Possui Graduação em Economia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

25-07-2018