Instituições e crescimento econômico: o papel do legislativo no crescimento econômico e urbano da cidade de Varginha (1882-1920)

Autores

  • Natânia Silva Ferreira Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alfenas. Mestra em História Econômica pela Universidade de São Paulo.

Resumo

A economia institucional é uma vertente de estudos que faz parte da economia heterodoxa e, de forma geral, o institucionalismo prega a importância das instituições para o crescimento econômico. Assim, com base em arcabouço teórico institucional, o objetivo deste artigo é entender a relação entre instituições e crescimento econômico e urbano num âmbito específico: a relação entre o legislativo municipal (que pode ser entendido por meio de atas da Câmara Municipal de vereadores) e crescimento econômico e urbano da cidade de Varginha, situada no Sul de Minas Gerais, na transição para o século XX. Varginha foi emancipada no ano de 1882, e a hipótese central deste texto é a de que no período inicial de sua formação, a instituição do legislativo foi importante para seu crescimento econômico e urbano, já que parte dos projetos e leis relativos à evolução das cidades é originária da Câmara Municipal de vereadores.

 

Biografia do Autor

Natânia Silva Ferreira, Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alfenas. Mestra em História Econômica pela Universidade de São Paulo.

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Área: História Econômica.

Downloads

Publicado

18-01-2017