Mapeamento da Inserção Produtiva obtida pelos participantes do "PRONATEC-Brasil sem Miséria" em Osasco

Autores

  • Luciana Rosa Souza Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Mariana Silva de Freitas Estudante do curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de São Paulo.

Resumo

Os programas que almejam emancipar efetivamente seus participantes devem contar com um eixo consistente de inclusão produtiva. O Plano Brasil Sem Miséria, no eixo inclusão produtiva, desenvolve em conjunto com o Ministério da Educação e Cultura, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Este artigo questiona: quais os principais tipos de inserção produtiva que os beneficiários do PRONATEC-BSM obtiveram na cidade de Osasco? Foi possível obter informações importantes a respeito da inserção produtiva dos egressos dos cursos técnicos oferecidos em 2013 e 2014 pelo uso do tratamento estatístico dos dados oferecidos pela Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) da Prefeitura Municipal de Osasco (PMO).

Biografia do Autor

Luciana Rosa Souza, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Professora e pesquisadora do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São Paulo nas áreas Estado e Políticas Públicas, desigualdades, combate à pobreza no Brasil e na América Latina.

Mariana Silva de Freitas, Estudante do curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de São Paulo.

Estudante do curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal de São Paulo. Fez Iniciação Científica com bolsa do CNPq.

Downloads

Publicado

10-05-2016