A educação à distância no Brasil:

um resgate histórico a partir do conceito schumpeteriano de inovação

Autores

Resumo

Com o avanço tecnológico e seu refinamento ao longo dos anos, a Educação à Distância (EaD) tem, cada vez mais, conseguido espaço no mercado mundial, e, principalmente, no Brasil. Frente a essa realidade, houve a pretensão, nesse artigo, de traçar um resgate  histórico da EaD no Brasil a partir da ótica schumpeteriana de inovação. Para tanto, buscou respaldo na concepção de inovação  abordado por Schumpeter (1997), mais precisamente a partir dos conceitos de destruição criativa e difusão tecnológica, bem como uma análise pormenorizada do conceito e história da EaD no Brasil. As conclusões obtidas apontam que a expansão da EaD refletiu no crescimento do número de vagas e cursos na modalidade, e, que esta tendência expansionista tem se acentuado nos últimos anos, à medida que as tecnologias educacionais avançam.

Biografia do Autor

Éder de Souza Beirão, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorando e Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Anne Marielle Castro de Carvalho, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutoranda em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Gislene Quaresma Oliva, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutoranda em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

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Publicado

12-04-2024