Educação, população do campo e os determinantes da pobreza na RMSP

Autores

  • Leandro Batista Duarte UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
  • Maria Orlândia UESC

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral estimar, por meio de regressões logit, o impacto de um conjunto de fatores socioeconômicos selecionados sobre a determinação da probabilidade de pobreza da população do campo na região metropolitana de São Paulo a partir dos dados do Censo 2010 por área de ponderação. A unidade de análise é a pessoa de referência no domicílio. Dentre os principais resultados,  foram verificados que a escolaridade influencia na redução da pobreza, bem como ser do sexo masculino e a forma de inserção no mercado de trabalho em termos de posição na ocupação.

Biografia do Autor

Leandro Batista Duarte, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

 Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e graduado em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Maria Orlândia, UESC

Pós-Graduada em Educação do Campo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e em Ciências do Desporto pela Universidade de Coimbra.

 

Downloads

Publicado

12-04-2024