O potencial do intercâmbio virtual para o ensino e aprendizagem de línguas

Autores

  • Isabelle Sartori Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) https://orcid.org/0009-0003-0168-6120
  • Laís Jussara Ferreira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Palavras-chave:

Intercâmbio virtual, Ensino e aprendizagem de línguas, Contato Intercultural

Resumo

Resenha do livro "Guia teórico-prático do intercâmbio virtual" (2024), escrito pelas professoras doutoras Laura Rampazzo e Viviane de Souza Klen-Alves Moore, que trata de práticas pedagógicas inovadoras através da conexão entre sala de aula e diferentes contextos culturais.

Referências

DOOLY, M. Language Teaching, Language Learning, and Virtual Exchange in an Age of Complexity. International Journal of Computer-Assisted Language Learning and Teaching, v. 12, n. 3, p. 1-18, 2022.

GONZÁLEZ-LLORET, M. The future of language learning teaching in a technology‐mediated 21st century. The Modern Language Journal, v. 108, n. 2, 2024.

LEONE, P; ARANHA, S; CAVALARI, S. M. S. “Our interaction was very productive": levels of reflection in learners' diaries in teletandem. OpenEdition Journals, v. 26, n. 3, 2023.

MOON, J. Learning journals and logs. Centre for Teaching and Learning. UCD Dublin, 20 jan. 2010.

RAMPAZZO, L; MOORE, V. S. K-A. Guia teórico-prático do intercâmbio virtual. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2024.

Downloads

Publicado

18.07.2025

Edição

Seção

Ensino de Línguas e Literatura