Do gênesis aos textos multimodais: Aplicação da trajetória das paixões a diversos gêneros textuais

APLICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DAS PAIXÕES A DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS

Autores

  • LUIZ ALVES DE SOUZA Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

retórica, paixões;, argumentação, trajetória, Aristóteles

Resumo

A obra Trajetória das paixões: uma retórica da alma, com lançamento indicado para dezembro de 2020, advém do profícuo e contínuo trabalho de pesquisa acadêmica do Grupo de Pesquisa em Argumentação e Retórica – Grupo PARE - Unifran/CNPq, fundado em 2013. Esse grupo tem como linhas de pesquisa: a retórica e argumentação em textos verbais e sincréticos; a retórica e o Direito e, também, a retórica e linguística cognitiva. O qual tem como líder a  Prof.ª. Dr.ª Maria Flávia Figueiredo, que concebeu a ‘trajetória das paixões’, proposta há apenas dois anos (cf. FIGUEIREDO, 2018; 2019). No capítulo de abertura do livro, essa pesquisadora retoma e expande a teoria da ‘trajetória das paixões’ com as descobertas mais recentes do grupo. A organização da publicação foi feita pela proponente da teoria e pelos professores doutores: Luana Ferraz e Acir de Matos Gomes, ambos autores de capítulos da obra e membros do PARE.

Com base na solidificada seção inicial, os membros do Grupo PARE compuseram a maioria dos demais 21 capítulos de aplicação da proposta teórica aos gêneros textuais diversos e situações quotidianas variadas, desde relatos da criação constantes no Gênesis, relatos médicos ou de pessoas em situação de rua a sentenças judiciais. A concepção e escrita do livro se deram inteiramente dentro de um contexto nacional de diferenciadas tensões políticas e da pandemia causada pela COVID-19, o que certamente influenciou na produção de determinadas análises e ponderações. A pandemia, por exemplo, caiu sob a mira da retórica no capítulo intitulado ‘Uma escolha de Sofia: a trajetória das paixões no discurso de médicos da linha de frente da COVID-19’, de autoria de Ananias Agostinho da Silva e Maria Flávia Figueiredo.

Referências

FIGUEIREDO, Maria Flávia; GOMES, Acir de Matos; FERRAZ, Luana (org.). Trajetória das paixões: uma retórica da alma. Franca: Unifran, 2020.

Downloads

Publicado

23-03-2021

Edição

Seção

Linguística