educação, ensino de ciências, pesquisa acadêmica, Unidal-MG, PPGE, Programa de Pós Graduação em Educação

Código de ética

CÓDIGO DE ÉTICA:

A Revista Indangações em Educação (IeE)  preocupa-se com os aspectos éticos envolvidos nas pesquisas e publicações acadêmicas. Os trabalhos passam por verificação de plágio por meio do NoPlagio. Ressaltamos que trabalhos contendo plágio serão rejeitados. No caso de constatação de plágios em artigos publicados, os mesmos serão rejeitados e será publicada a retratação.

Apresentamos a seguir alguns princípios que devem ser considerados:

Autoria
Autor é todo aquele que participou efetivamente da concepção, do desenvolvimento e da redação final do trabalho submetido. Sendo assim, espera-se que cada autor tenha contribuído de forma substancial para a concepção e construção do artigo; ou tenha executado ou que tenha trabalho na redação; ou trabalhado na revisão substancial. Além disso, todos autores deverão aprovar a versão para submissão, estando de acordo em ser responsabilizado pelas informações contidas no artigo, incluindo a veracidade e adequação da investigação e integridade do trabalho. Deve-se atentar para não incluir ou excluir autores de forma indevida, dando a credibilidade, de fato, para quem trabalhou no artigo.
Além disso, todos autores deverão ter seus metadados indicados na submissão, destacando (nome completo, email, instituição e ORCID).
Após a submissão, não será permitida inclusão ou exclusão de coautor(es). A identificação do(s) autor(es) deve ser incluída apenas nos metadados. O texto não deve apresentar quaisquer indicações que permitam ao avaliador reconhecer, direta ou indiretamente, a autoria do trabalho.

Ineditismo
A IeE condena o plágio em suas formas variadas de apresentação e, neste sentido, solicita que os autores garantam a originalidade do trabalho, façam o uso devido das citações e evitem excesso de autocitação. A Revista reserva-se ao direito de recursar trabalhos nos quais forem identificados plágio ou alto nível de autoplágio.
A Revista considera como “inédita” a submissão que não tenha sido publicada em Anais e/ou páginas de eventos em língua portuguesa disponíveis na Web (congressos, seminários, encontros etc.), assim como em periódicos publicados em língua portuguesa. Em sendo inédito, o trabalho só estaria disponível na Web após a publicação na IeE.

Conflito de interesses
Em seus trabalhos, os autores devem ser responsáveis por revelar eventuais conflitos de interesse de natureza pessoal, política, acadêmica, comercial, financeira ou outras. Assim, além da IeE não se responsabilizar pelas ideias constantes nos textos publicados, reserva-se o direito de recusar submissões que possam provocar danos à sua imagem ou a outrem.

FUNDAMENTAÇÃO

A Revista segue os princípios do COPE - Commitee on Publication Ethics.

Indicamos como diretrizes básicas para autores, revisores e editores o texto elaborado pelo CNPq (Acessar o texto).

Outras leituras:

Responsible research publication: international standards for authors (A position statement developed at the 2nd World Conference on Research Integrity, Singapore, July 22-24, 2010)

- Diretrizes éticas para pesquisas - UNESCO