CHAMADA DE TRABALHOS - DOSSIÊ CIÊNCIAS DO LÉXICO

A Revista (ENTRE PARÊNTESES), da UNIFAL-MG, Brasil, está com chamada aberta para submissões ao número temático sobre as Ciências do Léxico.

Ao considerar a importância de reflexões sobre os estudos lexicais em diversas línguas, tanto teóricos quanto práticos e/ou descritivos, os aspectos inerentes às palavras, nas suas vertentes lexicológica, lexicográfica e terminológica, e a necessidade de favorecer a circulação de conhecimentos muito além dos diferentes pontos de vista disciplinares e culturais e ainda dialogar com áreas em que o componente lexical é relevante, mesmo que não central, o volume está aberto a trabalhos em andamento ou concluídos sobre as Ciências do Léxico, tais como:

Lexicologia

Sugestão de temas: relações lexicais, atualização do léxico, interlíngua, formação de palavras, léxico e variedades linguísticas, geografia linguística, onomástica, toponímia e antroponímia, morfologia léxica, interface léxico-sintaxe, semântica lexical, mudança lexical, estudos do léxico baseados em corpus ou corpora, tratamentos eletrônicos do léxico e processamento da linguagem natural, políticas linguísticas, recursos em Libras, léxico e literatura.

Lexicografia

Sugestão de temas: artigo lexicográfico, definição lexicográfica, exemplos e abonações, lexicografia monolíngue, bilíngue ou multilíngue, lexicografia especializada, lexicografia dialetal, diacrônica, dicionários temáticos e especializados, lexicografia e tradução, corpus e corpora, tratamentos eletrônicos, políticas linguísticas, tradições e novas perspectivas, recursos em Libras, registros lexicográficos de obras literárias.

Lexicografia Pedagógica

Sugestão de temas: lexicografia pedagógica monolíngue ou bilíngue, a definição lexicográfica na lexicografia pedagógica, a função dos exemplos/abonações e ilustrações em dicionários pedagógicos, questões teóricas, descritivas e práticas da lexicografia pedagógica monolíngue, bilíngue e/ou especializada, baseada em corpus ou corpora, interface computacional, recursos em Libras.

Terminologia e terminografia

Sugestão de temas: estudos teóricos e/ou práticos e/ou descritivos de linguagens técnicas e científicas, aspectos linguísticos, textuais, gramaticais e socioculturais, tradução, interpretação, tratamentos eletrônicos, políticas linguísticas, tradições e novas perspectivas, recursos em Libras.

Paremiologia

Sugestão de temas: Tratamentos lexicológicos/ lexicográficos/ terminológicos de unidades paremiológicas, unidades fraseológicas, colocações, regionalismos, gentílicos, topônimos, antropônimos, estrangeirismos, neologismos, empréstimos, entre outros, interface computacional, recursos em Libras.

Ciências do Léxico e ensino

Sugestão de temas: formação docente, didática, metodologia de ensino, avaliação, material didático (análise e elaboração), legislação e documentos norteadores, recursos em Libras, resultados de práticas escolares ou acadêmicas exitosas, usos de tecnologias e mídias, que envolvem o ensino, a aquisição do léxico e o desenvolvimento da competência lexical.

O prazo para submissão dos trabalhos é 30 de setembro de 2018 e devem ser seguidas as Diretrizes para os Autores: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/about/submissions#authorGuidelines

O volume será organizado pela Profa. Dra. Ieda Maria Alves (USP), pelo Prof. Dr. Aderlande Pereira Ferraz (UFMG), pela Profa. Dra. Miriam Cristiany Garcia Rosa (UNILA) e pelo Dr. Geraldo José Rodrigues Liska (UNIFAL-MG).

 

PRAZO PARA SUBMISSÕES PRORROGADO ATÉ 20/10/2018



ISSN: 2238-4502