REPRESENTAÇÕES DA MULHER EM UMA COLEÇÃO DE IMAGENS FOTOGRÁFICAS DO MUSEU DA BARONESA, PELOTAS, RS (1880-1950): INTERPRETAÇÃO E CATALOGAÇÃO

Autores

  • Annelise Costa Montone Mestre, UFPel
  • Fábio Vergara Cerqueira Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Resumo

Resumo: este artigo apresenta uma parte do estudo realizado sobre uma coleção de reproduções reprográficas de fotografias armazenadas no Museu da Baronesa, em Pelotas, RS, que foi objeto de dissertação do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/ICH/UFPel (MONTONE, 2011). Nosso foco, após problematizar a relação entre a memória, a fotografia e o museu, foi analisar, no conteúdo iconográfico, representações sobre a mulher na sociedade pelotense, entre os anos 1880 e 1950. Para fundamentar o estudo foi necessário, de um lado, recorrer à historiografia internacional, nacional e local sobre a história da mulher e, de outro, articular a interpretação com outras tipologias documentais (como as cartas privadas). A análise iconográfica das fotografias se sustenta em um catálogo sistemático, parcialmente apresentado neste artigo, para ilustrar algumas interpretações sobre aspectos da vida da mulher no contexto local.

Palavras-chave: acervos museológicos; fotografia; retrato; memória; representações.

Biografia do Autor

Annelise Costa Montone, Mestre, UFPel

Administradora; Arquiteta e Urbanista; Especialista em Preservação do Patrimônio Arquitetônico e Urbano/UFPel; Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel. Diretora do Museu Municipal Parque da Baronesa, Pelotas, RS.

Fábio Vergara Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Doutor em Antropologia Social, com concentração em Arqueologia Clássica, pela Universidade de São Paulo (2001). Bolsista Produtividade CNPq em Arqueologia. Professor Associado do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e professor dos Programas de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e em História da mesma instituição.

Downloads

Publicado

10-09-2013