TÊXTEIS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL

Autores

  • Luz García Neira Universidade Anhembi Morumbi

Resumo

Resumo: este artigo apresenta os têxteis como espécie de artefato pertencente ao patrimônio cultural de todas as sociedades a partir da relação entre sua materialização e os contextos nos quais foram produzidos e utilizados. Posto isso, traz elementos para inserir a cultura material têxtil brasileira no escopo de artefatos de interesse cultural, com vistas à sua futura patrimonialização.

Palavras-chave: cultura material têxtil; patrimônio cultural; patrimônio têxtil.

Abstract: this article presents the textile as an artefact, which is part of the cultural heritage of all societies from the relationship between its expression and the production and consumer contexts. From this point of view, the article discusses how the Brazilian textile material culture could be treated in the scope of cultural interest artefacts, with a view to their future patrimonialization.

Keywords: material culture of textiles; cultural heritage; textile heritage.

Biografia do Autor

Luz García Neira, Universidade Anhembi Morumbi

Licenciada em Artes Plásticas (Faculdade de Belas Artes de São Paulo) com Mestrado em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) com a tese Estampas na tecelagem brasileira: da origem à originalidade, que recebeu o 1o lugar do Prêmio Design 2013 concedido pelo Museu da Casa Brasileira e Governo do Estado de São Paulo. Leciona no ensino superior em São Paulo, em cursos de Design de Moda e Design Gráfico, especialmente em disciplinas relacionadas à metodologia do projeto e ao design têxtil. Atua na pesquisa sobre artes aplicadas e história da arte, com ênfase nos têxteis: design têxtil, artefatos e cultura material. É membro profissional da Textile Society of América e sócia do Comité Nacional de Conservación Textil (Chile).

Downloads

Publicado

29-03-2015