A Matemática e a sua relação com a Economia

análise a partir da percepção de estudantes de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13768459

Palavras-chave:

Matemática, Economia, Matematização

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender a percepção dos estudantes de cursos de graduação da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Campus Varginha, sobre a matematização da Economia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, que foi dividida em três partes: primeiro, a criação do instrumento para a coleta de dados (questionário); segundo, a sua aplicação (por meio de um formulário online); e terceiro, a tabulação e análise dos dados (com o auxílio de métodos de estatística descritiva). A pesquisa foi realizada com discentes de graduação de dois cursos ofertados no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA: Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE) com as matrículas ativas no semestre de 2024.1. O número de respostas obtidas gerou uma amostra de 58 participantes. As principais indagações abordaram o nível de afinidade dos estudantes com a Matemática, a importância dada à Matemática para a Economia; e as vantagens e as desvantagens percebidas sobre a matematização da Economia. Concluiu-se que esta relação foi percebida, nesta pesquisa, como um processo mais vantajoso e benéfico à formação dos estudantes do que como um dificultador ou desvantajoso.

Referências

ALMEIDA, S. C. Avaliando dificuldades na aprendizagem: conjuntos no ensino médio. Monografia (Licenciatura em Matemática). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/25583/1/SCA20122022%20.pdf>. Acesso em: 05 abril 2024.

BASSANEZI, R. Modeling as a teaching-learning strategy. For the Learning of Mathematics, v. 14, n. 2, p. 31-35, 1994.

BIANCHI, A. M. Sobre a matematização da Economia. Leituras de Economia Política, v. 21, p. 75-89, 2013.

BLUM, W.; FERRI, R. B. Mathematical modelling: Can it be taught and learnt? Journal of Mathematical Modelling and Application, v. 1, n. 1, p. 45–58, 2009.

BRAIT, L. F. R. et al. A Relação Professor/Aluno No Processo De Ensino E Aprendizagem. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí – UFG, v.8, n.1, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.>. Acesso em: 16 abril de 2024.

CHIANG, A. C. Matemática para economistas. Rio de Janeiro, Elsevier: 2006. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5227271/mod_resource/content/1/Chiang.pdf>. Acesso em: 16 abril 2024.

HOFFMEISTER, G. Entrelaçamentos entre Economia e educação Matemática: PPCS de licenciatura em Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal De Pelotas, Pelotas, 2022. Disponível em: <https://repositorio.ufpel.edu.br/bitstream/handle/prefix/8714/Dissertacao_Gabriela_Hoffmeister.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 24 maio 2024.

INSTITUTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA. Economia Matemática. s.d. Disponível em: <https://impa.br/pesquisa/Economia-matematica>. Acesso em: 12 março 2024.

LUCENA, M.J. A Matemática entre o Jardim de Infância e o 1º Ciclo: trabalho colaborativo entre professores. Dissertação de Mestrado: Universidade de Lisboa, Lisboa, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3201/9/ulfc095732_tm_IV_questionario1a.pdf>. Acesso em: 16 abril 2024.

LUPERI, M. M. S. Três Ensaios Críticos sobre o processo de Matematização Recente da Economia no Brasil e no Mundo. Tese (Doutorado em Economia). Fundação Getúlio Vargas. São Paulo, 2012. Disponível em: <https://repositorio.fgv.br/server/api/core/bitstreams/6ec48287-c0b2-4387-950a-3db994d0bc6d/content>. Acesso em: 13 abr. 2024.

LUPERI, M. O avanço do processo de matematização na academia brasileira de Economia desde a década de 1980. Revista de Economia Política, v. 34, n. 4, p. 670–688, dez. 2014.

MANKIW, N. G. Introdução à Economia. Norte-Americana, 2013.

MANSOR, M. A Matemática nas Ciências Sociais: O caso da Economia. Dissertação (Mestrado em Economia). Universidade de São Paulo, São Paulo: 2009.

PAIS, A. Economy: the absent centre of mathematics education. ZDM, v. 46, n. 7, p. 1085–1093, 31 ago. 2016.

PRADANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Científico. 2 ed. Nova Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

RIBEIRO, D. A. A Matemática e a Sua Relação com a Economia: Análise a Partir da Percepção de Estudantes de Graduação. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia). Universidade Federal de Alfenas, 2024. Disponível em: <https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/piepex/bancoTCP/>. Acesso em: 15 setembro de 2024.

SILVEIRA, J. J. Economia Matemática I. Florianópolis: Departamento de Ciências Econômicas/UFSC, 2013.

SOBRINHO, J. D. Educação Superior: Bem Público, Equidade E Democratização. Avaliação, n. 1, p. 107–126, 2013.

TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. 12. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL-MG. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia. UNIFAL-MG: 2024a. Disponível em: <https://academico.unifal-mg.edu.br/sitecurso/arquivositecurso.php?arquivoId=693>. Acesso em: 15 setembro de 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL-MG. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria. UNIFAL-MG: 2024b. Disponível em: <https://academico.unifal-mg.edu.br/sitecurso/arquivositecurso.php?arquivoId=696>. Acesso em: 15 setembro de 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL-MG. Portal de Dados Abertos da UNIFAL-MG. UNIFAL-MG: 2024c. Disponível em: <https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/si3/home.php>. Acesso em: 15 setembro de 2024.

Downloads

Publicado

09/16/2024

Como Citar

Ribeiro, D. A., Gonçalves, L. R., & Moreira, V. de S. (2024). A Matemática e a sua relação com a Economia: análise a partir da percepção de estudantes de graduação. Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 6(1), e612418. https://doi.org/10.5281/zenodo.13768459