Editorial

Autores

  • Flamarion Dutra Alves

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

É com muita satisfação que publicamos o primeiro número do Boletim Alfenense de Geografia. A revista é fruto de discussões na Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Local Alfenas – AGB Alfenas (Diretoria 2021-2023) e está associada ao Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas – Minas Gerais (UNIFAL-MG).

O município de Alfenas, situado no Sul de Minas Gerais é uma cidade média que vai se consolidando no contexto regional sul mineiro, sobretudo nos setores da saúde e educação. Entre os destaques do setor da educação, está a Universidade Federal de Alfenas que atende milhares de estudantes de diversas regiões do país, e tem promovido impactos positivos na sociedade local e regional.

Entre os cursos da UNIFAL-MG está o de Geografia, criado em 2007, que oferece vagas nas modalidades bacharelado e licenciatura. Em 2012 foi criada a Seção Local da AGB, possibilitando maior atuação dos geógrafos e geógrafas em questões acadêmicas e junto à sociedade, mantem um papel ativo nessa integração.  Outra conquista importante para Alfenas e a UNIFAL-MG foi a criação do Programa de Pós-graduação em Geografia, aprovado no ano de 2018 e com início em 2019.

O desenvolvimento da Geografia de Alfenas está em construção, e a criação de uma revista científica fortalecerá esse diálogo entre a comunidade científica e socialização dos resultados de pesquisas, feitas nas várias partes do Brasil e do mundo.

Neste primeiro volume do Boletim Alfenense de Geografia contamos com os artigos de Ana Claudia Ramos Sacramento -  Reflexões sobre as novas reformas de formação de professores: estudo de caso das licenciaturas dos cursos de geografia no estado do Rio de Janeiro; Maria Adélia de Souza - A Geografia Renovada e a compreensão do mundo atual: teoria e método; Neandher da Silva Pacífico Galvão e Dante F. C. Reis Junior - “Guerras da ciência” e postura anticientífica em geografia; Vanessa Manfio - Um olhar sobre a paisagem do Vinho do Douro, Portugal; Luiz Eduardo Panisset Travassos, Gleyber Eustáquio Calaça Silva, Gabriel Caldeira Gomes e Juliana Torres de Souza - Jogos de tabuleiro na sala de aula: proposta de ensino da geografia física pela adaptação do Monopoly® ;  Jefferson Rodrigues de Oliveira e Paulo Afonso Dias de Lima - Fé e virtualidade no século XXI: novas territorialidades e práticas de devoção ao sagrado na era digital.

Esperamos uma ótima leitura e contamos com a participação da comunidade geográfica nos próximos volumes da revista, ampliando os debates e socialização da produção geográfica brasileira.

 

Flamarion Dutra Alves

Editor

Arquivos adicionais

Publicado

06-10-2021

Como Citar

DUTRA ALVES, Flamarion. Editorial. Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/1667. Acesso em: 29 mar. 2024.