O USO DO SOFTWARE QGIS EM AULAS DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/243949.2.4-15

Palavras-chave:

Geotecnologias, Software QGIS, Informações cartográficas, Ensino Fundamental, Ensino de Geografia

Resumo

Este trabalho apresenta o relato da experiência de um Projeto de Apoio Pedagógico, desenvolvido, em 2019, na disciplina “Estágio Supervisionado: Espacialidades e Temporalidades Escolares”, do curso de Licenciatura em Geografia, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), realizado durante estágio na Escola Municipal Professor Mário Werneck, localizada no bairro Santa Maria, no município de Belo Horizonte-MG. Neste estudo, cujo objetivo principal é discutir a importância do uso das geotecnologias nos Anos Finais do Ensino Fundamental, e avaliar o desenvolvimento das atividades de elaboração de informações cartográficas no 7o ano, são descritas novas propostas metodológicas numa perspectiva multidisciplinar, em que o software QGIS possa ser utilizado como ferramenta de apoio aos processos de ensino-aprendizagem. A partir da relação entre cérebro, cognição, metodologias ativas, novas tecnologias e o aprendizado dos estudantes, estabelece-se a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas, e sugere-se uma pedagogia sustentada por novas formas de ensinar que facilitem a compreensão e protagonismo do estudante na sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Lucília Panisset Travassos, Faculdade Batista de Minas Gerais

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2011)
Coordenadora Acadêmica da Faculdade Batista de Minas Gerais , Brasil

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Publicado

03-10-2022

Como Citar

DANTAS , Lucas Andrade; TRAVASSOS, Luiz Eduardo Panisset; LAUDARES, Sandro; TRAVASSOS, Lucília Panisset. O USO DO SOFTWARE QGIS EM AULAS DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: : RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO. Boletim Alfenense de Geografia, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 259–275, 2022. DOI: 10.29327/243949.2.4-15. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/boletimalfenensedegeografia/article/view/1943. Acesso em: 28 mar. 2024.

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