LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS PARA MULTILETRAMENTOS

Autores

  • Marly Aparecida Fernandes UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Livri Didático, Objetos de Aprendizagem, Multiletramentos

Resumo

RESUMO: O tema leitura literária, e seu ensino, não se encontra, ainda, esgotado, principalmente em face do que se tem observado em relação à variedade das práticas sociais que circulam em diferentes contextos, notadamente, nas sociedades letradas que, assim, podem servir-se desse objeto mais amplamente. Este artigo traz algumas considerações a respeito da leitura literária e dos modos de apresentá-la como objeto de ensino e de aprendizagem no Ensino Médio por meio de textos em gêneros discursivos diversos presentes em livros didáticos e de objetos de aprendizagem em acervos de repositórios públicos brasileiros. Considera alguns pressupostos da teoria dos gêneros do discurso e de compreensão ativa responsiva postulados por Bakhtin e seu Círculo para compreender a natureza dos textos selecionados para compor os livros didáticos, considerando o favorecimento de formação de um leitor crítico e responsivo. Além disso, traz conceitos essenciais sobre multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2006 [2000]; 2012) que contribuem para as reflexões na compreensão dos conteúdos dos objetos de aprendizagem e de outros modelos (designs) de aprendizagens para ensino de literatura.

PALAVRAS-CHAVE: leitura literária, livro didático, objetos de aprendizagem, multiletramentos.

Biografia do Autor

Marly Aparecida Fernandes, UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Letras e Especialização em Estudos da Linguagem pela Universidade Metodista de Piracicaba. Possui Mestrado (2010) e Doutorado (2016) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como professora-tutora EAD no curso de formação de professores (Redefor – Curso de Especialização (PG - Lato Sensu) em Língua Portuguesa – EaD). Foi professora em cursos de graduação e de pós-graduação na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Trabalhou em cursos técnicos na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba. Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura na Rede Salesiana de Ensino. Atuou em cursos técnicos na área de leitura e produção escrita. Atua na elaboração de conteúdos para materiais didáticos de Língua Portuguesa. Seus interesses de pesquisa envolvem o ensino de leitura (literária e não literária) em contextos diversos (escolares e não escolares) e sua interconexão com as novas tecnologias digitais (TDIC), recursos educacionais abertos, formação de professores, formação de leitores em contextos extraescolares, objetos digitais de aprendizagem em repositórios de conteúdos abertos e materiais didáticos (impressos e digitais), sob a perspectiva dos gêneros discursivos, dos Multiletramentos e dos Novos Letramentos. Faz parte do Grupo de Pesquisa: Livro Didático de Língua Portuguesa: Produção, Perfil e Circulação - LDP-Properfil (UNICAMP) e do Grupo Multiletramentos e abordagem da diversidade cultural no ensino de língua materna: O papel dos materiais didáticos (UNICAMP).

Downloads

Publicado

30-01-2018

Como Citar

FERNANDES, Marly Aparecida. LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS PARA MULTILETRAMENTOS. Trem de Letras, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 30–55, 2018. Disponível em: http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/683. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários