Uma proposta de estrutura de intervenção pedagógica para o contexto de ensino e aprendizagem de línguas adicionais: algumas considerações investigativas

Autores

  • Eduardo de Oliveira Dutra Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Estrutura de Intervenção; Fontes; Ensino de Línguas; Metodologia de Pesquisa.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta de estrutura de intervenção pedagógica (IP), destinada à sala de aula de línguas adicionais, a partir de bases teórico-metodológicas, empíricas e intervencionistas. Do ponto de vista organizacional, a estrutura da IP está baseada em três fases: inicial, processual e final. Desde uma perspectiva investigativa, a IP está centrada na geração processual dos dados com vistas ao aperfeiçoamento contínuo da proposta pedagógica. Contudo, ressaltamos a complexidade do aspecto contínuo, referente à coleta e à análise dos dados, na IP, em virtude de fatores tais como: número de participantes, de instrumentos e o quantitativo de dados gerados, entre outros. Concluímos que a aplicação processual dos instrumentos permite que os participantes usufruam permanentemente dos benefícios resultantes desse processo ao longo da aplicação da IP e do material didático autoral.

Biografia do Autor

Eduardo de Oliveira Dutra , Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no curso de Línguas Adicionais-Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Línguas/Mestrado Profissional da UNIPAMPA. Possui graduação em Letras-Espanhol e Respectivas Literaturas (2001) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialização em Estudos Avançados de Língua e Literaturas de Língua Espanhola (2002) e Mestrado em Letras, área de concentração em Linguística, (2007) por essa mesma instituição e doutorado em Linguística Aplicada (2015) pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Salamanca (USAL), na área de ensino/aprendizagem de espanhol como LE/L2, sob a supervisão da professora Dra. Susana Azpiazu Torres, por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É líder do grupo de pesquisa intitulado ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem quantitativa. Atualmente é Editor Assistente da Revista de Estudos Híbridos na Área da Linguagem (REHAL) e coordenador de Programa intitulado "Do mapeamento do espanhol à extensão: diálogo desde y con las fronteras voltados à formação de professores" Seus interesses de pesquisa envolvem ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, com ênfase na língua espanhola, e aquisição de segundas línguas. Também tem interesse por temas relacionados à aprendizagem colaborativa, instrução explícita, metodologia de pesquisa em ensino e aprendizagem de línguas e à formação de professores de espanhol.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

DE OLIVEIRA DUTRA , Eduardo. Uma proposta de estrutura de intervenção pedagógica para o contexto de ensino e aprendizagem de línguas adicionais: algumas considerações investigativas. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e021007, 2021. Disponível em: http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1800. Acesso em: 22 dez. 2024.