Concepções de Letramento Digital em Curso de Formação Docente

Autores

  • Aline Florêncio de Almeida Universidade Estadual do Ceará
  • Dalilla Limeira da Costa Universidade Estadual do Ceará
  • Débora Liberato Arruda Hissa Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Formação docente. G Suite for Education. Letramento digital.

Resumo

Considerando o aumento na oferta de formações para professores sobre tecnologias educacionais no contexto do ensino remoto, neste trabalho, objetivamos analisar as concepções de letramento digital para a docência, especificamente no curso Letramento Digital e Tecnologia Educacional oferecido pela prefeitura de Sobral-CE em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Neste artigo, analisamos quatro aulas sobre a temática G Suite for Education, que enfatiza os recursos Google Classroom, Drive, Planilhas, Docs, Apresentações, Meet e Sites.  Para a realização da análise, baseamo-nos nas categorias de letramento digital como técnica, aplicação, participação e convergência cultural (HISSA, 2021). Com os dados obtidos nesta investigação, identificamos que o curso de formação docente focaliza a instrumentalização técnica dos alunos, em detrimento a concepções de letramento digital mais inclusivas, o que pode acarretar mais demandas para o profissional da educação no que se refere à aquisição de conhecimentos tecnológicos e ao uso de recursos digitais.

Biografia do Autor

Aline Florêncio de Almeida , Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), especialista em Ensino de Língua Portuguesa (Espelp) e graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua na educação de surdos, especificamente no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, em uma escola bilíngue (Libras/Português) do município de Fortaleza-CE. Participa do grupo de pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará (LENT/UECE). Pesquisadora das áreas: Educação de Surdos; Bilinguismo (Libras/Português); Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos.

Dalilla Limeira da Costa , Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa na modalidade licenciatura pela UECE. Tem interesse em pesquisas que versam Letramentos, Multiletramentos e Letramentos Digitais no âmbito da Linguística Aplicada.

Débora Liberato Arruda Hissa , Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e da Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (Espelp) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Editora da Revista Linguagem em Foco. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia (Lent). Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará com especialização em Ensino de Língua Portuguesa e pós-Graduação em Didática e Metodologia do Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidad de Valéncia-España. Áreas de interesse: Linguagem e Tecnologia, Multiletramentos, Letramento Digital, Escrita colaborativa, Produção de Material Didático Digital (MDD), Construção da autoria, Educação a Distância.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

ALMEIDA , Aline; LIMEIRA DA COSTA , Dalilla; HISSA , Débora. Concepções de Letramento Digital em Curso de Formação Docente. Trem de Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. e021003, 2021. Disponível em: http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/article/view/1775. Acesso em: 22 dez. 2024.