Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses <p>A Revista (Entre Parênteses) é uma publicação semestral, com submissão em fluxo contínuo, aberta a colaboradores do Brasil e do exterior, que estejam interessados em questões relativas à área de Estudos Linguísticos e Literários. Destina-se à publicação de trabalhos científicos, resultantes de pesquisa de caráter significativo para as áreas citadas e produzidos por docentes, discentes (devidamente orientados por um professor mestre ou doutor) e pesquisadores da UNIFAL-MG e de outras instituições que não tenham sido publicados anteriormente.</p> pt-BR Os direitos autorais para trabalhos científicos são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Como esta é uma revista eletrônica de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, devendo ser observada a legislação sobre direitos autorais, em caso de utilização dos textos publicados nesta revista.<div><div style="color: #000000; background-color: transparent; text-align: left; text-decoration: none;">No ato da submissão, o(s) autor(es) declaram que inexiste a prática de plágio ou de autoplágio.</div><div style="color: #000000; background-color: transparent; text-align: left; text-decoration: none;">Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:<br /><br /><ol type="a"><ol type="a"><li>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</li></ol></ol><br /><ol type="a"><ol type="a"><li>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</li></ol></ol><br /><ol type="a"><li>Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado</li></ol></div></div> katia.oliveira@unifal-mg.edu.br (Katia Aparecida da Silva Oliveira) rosangelarborges@gmail.com (Rosângela Rodrigues Borges) dom, 20 dez 2020 00:00:00 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 EXPEDIENTE http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1306 <p>---</p> Katia Aparecida da Silva Oliveira Copyright (c) 2020 Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1306 dom, 13 dez 2020 22:26:38 +0000 APRESENTAÇÃO http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1307 <p>---</p> Paulo César S. De Oliveira, Shirley de Souza Gomes Carreira Copyright (c) 2020 Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1307 seg, 14 dez 2020 00:00:00 +0000 A ACULTURAÇÃO DO IMIGRANTE REPRESENTADA EM NARRATIVAS DE JHUMPA LAHIRI, CHIMAMANDA ADICHIE E NOVIOLET BULAWAYO http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1206 <p>A intensa mobilidade humana decorrente da globalização ensejou o surgimento de um tipo de narrativa que tem sido denominada literatura de migração. Produzida por escritores migrantes, essas narrativas giram em torno do trânsito territorial, cultural e identitário e, ainda que não sejam autobiográficas, contêm muito das experiências pessoais dos autores. Tendo em vista que a desterritorialização exige uma posterior reterritorialização e que esta só pode ocorrer mediante a interação do sujeito com o meio social, essas narrativas contêm relatos não apenas da trajetória do migrante e sua resposta ao choque entre culturas, mas também se reporta ao modo como ele se relaciona socialmente e se integra ao país de acolhimento. A proposta deste texto é empreender uma breve reflexão sobre o processo de aculturação de imigrantes em narrativas de Jhumpa Lahiri, Chimamanda Adichie e NoViolet Bulawayo, na perspectiva dos Estudos Culturais e do modelo bidimensional de aculturação proposto por John Berry.</p> Shirley de Souza Gomes Carreira, Yasmim Siqueira Bastos Copyright (c) 2020 Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1206 seg, 07 dez 2020 00:00:00 +0000 TERRA EM TRÂNSITO http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1216 <p>Este artigo é uma apresentação da obra de Bruce Chatwin a partir da ideia de “alternativa nômade”, com a qual o escritor ingês procura definir sua literatura. Com a noção de escrita migrante, analisaremos o pequeno conjunto de narrativas produzido por Chatwin e, sem pretender esgotar a análise de sua produção, nosso objetivo é (re) apresentar o autor para um público brasileiro ainda não familiarizado com seus textos. Propomos algumas conceituações-chave, como escrita migrante; escrita nômade e paixão pelos mapas, retiradas de sua biografia e de sua narrativas. A metodologia adotada é a análise textual de suas obras, auxiliados pela noção de bio/grafia, de Dominique Maingueneau, dentre alguns teóricos com que lidaremos para estabelecer uma investigação do entre-lugar “escrever/viver” na trajetória literária de Bruce Chatwin.</p> Paulo Cesar Silva de Oliveira Copyright (c) 2020 Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1216 seg, 07 dez 2020 23:56:15 +0000 ENTRE O SONHO E A REALIDADE DA IMIGRAÇÃO http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1159 <p>O seguinte estudo discute a imigração a partir da trajetória da personagem ficcional Adah, protagonista do livro Cidadã de Segunda Classe de Buchi Emecheta. Para tanto, faz-se uma discussão acerca de conceitos como Diáspora, Identidade Cultural e Colonialismo, a partir de teóricos que, em maioria, passaram por processos migratórios e coloniais, como Hall e Fanon. Assim, entende-se que Emecheta utiliza-se da narrativa deste livro para evidenciar as desigualdades enfrentadas pelos imigrantes nigerianos na metrópole inglesa e denunciar o modo de vida ao qual eram submetidos.</p> Mariana Licurgo Ferreira Ribeiro Copyright (c) 2020 Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1159 seg, 07 dez 2020 23:58:44 +0000 “LONGE DOS DETRITOS PRIVADOS DA VIDA”: O DESENRAIZAMENTO DE KAUSHIK EM TRÊS CONTOS DE TERRA DESCANSADA, DE JHUMPA LAHIRI http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1121 <p>Levando em conta o destaque que a crítica especializada dá à obra de Jhumpa Lahiri, como a representação da diáspora do indiano em solo ocidental, procuramos interpretar as três narrativas da segunda parte de <em>Terra descansada</em>, “Parte II – Hema e Kaushik”, dando ênfase ao modo como Kaushik Choudhuri, o protagonista masculino, lida com os espaços geográficos nos quais está inserido. Suas sucessivas mudanças de locais de moradia, aliadas à perda da mãe, que é símbolo do espaço de nascimento, fazem com que o protagonista fuja de tudo aquilo que possa lhe oferecer uma possibilidade de se enraizar (DELEUZE &amp; GUATTARI, 1995). Isso se evidencia no afastamento do país onde nasceu; na fuga da casa onde a família morou nos Estados Unidos; na escolha profissional que ele faz; e na falta de desejo de construir algo oficializado com a mulher que ama. Desse modo, os espaços identificados como pátria (Estados Unidos), terra adotiva (Índia), espaços de trabalho (diferentes países) e espaço de sepultamento (Tailândia) oferecem um entendimento para a leitura que empreendemos aqui. Como não consegue fincar raízes e florescer (metáforas utilizadas para marcar o ajustamento em solo dos personagens das narrativas desse livro), Kaushik termina sua história sendo engolido pelo espaço das águas, elemento que representa morte e renascimento (CHEVALIER &amp; GHEERBRANT, 2009) (BACHELARD, 1997).</p> José Vilian Mangueira Copyright (c) 2020 Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1121 ter, 08 dez 2020 14:40:46 +0000 UMA UMA VIDA SEM TRADUÇÃO http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1213 <p>Este artigo tem por objetivo apresentar e relacionar o ensaio “Footnotes to a double life” e as narrativas de memória <em>Heading south, looking north</em>: a bilingual journey e <em>Rumbo al sur, Deseando el norte</em>: un romance en dos lenguas, usando-as como ponto de partida para uma discussão sobre tradução, mobilidade linguística (BRISOLARA, 2010)&nbsp; e memórias de linguagem (PAVLENKO, 2006).&nbsp; A questão principal, na perspectiva adotada, recai sobre a construção, ou reconstrução de uma autoria, de uma voz autoral, no cruzamento entre as duas línguas. (BRISOLARA, 2017).</p> Valeria Brisolara Copyright (c) 2020 Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1213 qui, 10 dez 2020 19:50:24 +0000 RESISTÊNCIA DECOLONIAL E REARTICULAÇÕES IDENTITÁRIAS EM AMERICANAH, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1212 <p>O presente artigo pretende abordar a resistência decolonial e as rearticulações identitárias na obra da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, focando principalmente no romance <em>Americanah</em>, publicado no Brasil em 2014. Levando em consideração os estudos de Gayatri Spivak (2017) acerca da literatura e da representação, Grada Kilomba (2019) e as novas pedagogias do racismo, Bernardino-Costa (2019) e os conceitos de decolonialidade e pensamento afro-diaspórico e Cláudio Braga (2019), que articula uma definição de descolonização cultural atrelada ao contexto literário e o romance <em>Americanah</em>, este artigo busca analisar o papel da internet como um novo <em>locus </em>enunciativo de resistência na trajetória da Ifemelu, protagonista da narrativa. Ao investigar a vida de Ifemelu em um contexto diaspórico, em que ela se rearticula identitariamente em busca de felicidade e maior conhecimento de si mesma, este trabalho aponta como a descolonização cultural é essencial para que os povos negros sejam concebidos como sujeitos das próprias narrativas, ao contrário do que pressupõe o cânone. A importância da voz negra, feminina e imigrante da protagonista norteia todo o processo investigativo, trazendo novos sujeitos para o campo representativo, implicando também na cultura e sociedade contemporâneas.</p> Dayse Rayane e Silva Muniz Copyright (c) 2020 Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1212 qui, 10 dez 2020 19:52:03 +0000 IDENTIDADE CHICANA EM THE HOUSE ON MANGO STREET, DE SANDRA CISNEROS http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1209 <p>O presente trabalho propõe a análise da obra <em>The house on Mango Street</em>, da autora chicana Sandra Cisneros. O intuito da pesquisa é investigar a influência exercida pelos construtos de gênero estabelecidos pela cultura chicana na formação da identidade da protagonista do romance. Por se tratar de um sujeito culturalmente híbrido e em desenvolvimento, a trajetória de Esperanza oferece um amplo leque de questionamentos que serão discutidos ao longo do texto com o aporte teórico de autores que investigam questões de identidade e questões gênero, como Stuart Hall, Gayatri Spivak, e Gloria Anzaldúa.</p> Lidiane Lessa de Jesus Santos Copyright (c) 2020 Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1209 qui, 10 dez 2020 19:52:48 +0000 METÁFORAS CONCEITUAIS EM JAMAICA KINCAID: BREVE ANÁLISE SOBRE A AUTOAFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA CARIBENHA http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1211 <p>O presente artigo trata-se de uma breve análise de duas metáforas conceituais presentes nas narrativas da escritora caribenha Jamaica Kincaid. Objetiva-se, aqui, a tessitura de uma discussão, à luz da teoria da metáfora conceitual (LAKOFF; JOHNSON, 1980), de questões de autoafirmação identitária caribenha em três textos da autora, a saber: “On seeing England for the first time” (1991), <strong>Annie John</strong> (1997) e <strong>A Small Place</strong> (2000). Essas discussões sobre identidade são, em linhas gerais, revisitadas em textos teóricos de três dos principais escritores daquela região, Frantz Fanon, Stuart Hall e Édouard Glissant, para estabelecer uma contextualização temática destes com as obras anteriormente mencionadas. Por fim, promove-se rápida reflexão sobre como a experiência da colonização e do deslocamento incide nas construções identitárias daqueles povos.</p> GILDEON ALVES SANTOS Copyright (c) 2020 Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1211 qui, 10 dez 2020 19:53:47 +0000 ESCRAVIDÃO E DIÁSPORA: UMA ANÁLISE DE O CAMINHO DE CASA, DE YAA GYASI http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1208 <p>Este artigo visa à analise do romance <em>O Caminho de Casa</em> (2016), da autora ganesa Yaa Gyasi, que focaliza a diáspora africana, de modo a demonstrar como a autora revisita criticamente o passado e promove uma representação do impacto do cativeiro nos descendentes de escravos. Abordaremos igualmente a representação da identidade cultural do sujeito diaspórico. Para isso, utilizaremos as teorias de diáspora africana de Kevin Kenny (2013) e Paul Gilroy (2001), bem como o conceito de identidade diaspórica de Stuart Hall (2008).</p> Gabriella Gargalhão Antunes Copyright (c) 2020 Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1208 qui, 10 dez 2020 19:54:10 +0000 "UM CURANDEIRO PÓS-COLONIAL" http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1205 <p>Tendo como tema o neocolonialismo e suas consequências, o artigo tem como objetivo principal analisar a seguinte proposta feita pelo autoexilado autor queniano Ngũgĩ wa Thiong’o, em seu mais recente romance, <em>Wizard of the Crow:</em> a necessidade de uma autoanálise por parte da África Negra neocolonial. Para tanto, o artigo discute o próprio conceito de neocolonialismo, os turbulentos eventos que levaram ao exílio de Ngũgĩ wa Thiong’o, assim como as linhas mestras de <em>Wizard of the Crow</em>,&nbsp; tendo como pressupostos teóricos ideias de autores como Frantz Fanon, Achille Mbembe, Stuart Hall, além do próprio Ngũgĩ wa Thiong’o sobre como o contexto neocolonial afeta as populações colonizadas, mais especificamente, as da África Negra<em>.</em> A título de ilustração dos pontos levantados, o artigo aborda a enfermidade chamada de <em>white-ache</em> no romance, e, como ela acomete um dos principais personagens da obra, Titus Tajirika. Um dos resultados obtidos com a investigação desenvolvida ao longo do artigo é evidenciar como a análise da doença, do tratamento e da cura Tajirika deixam bastante claros a proposta e o projeto literário de Ngũgĩ wa Thiong’o.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; &nbsp;&nbsp;</p> Tarso Cruz Copyright (c) 2020 Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1205 qui, 10 dez 2020 19:54:43 +0000 A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO IMIGRANTE EM GAROTA, TRADUZIDA, DE JEAN KWOK http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1158 <p>O romance <strong>Garota, traduzida</strong>, de Jean Kwok é uma apropriação contemporânea do <em>bildungsroman </em>e narra a trajetória de uma imigrante chinesa nos EUA. O presente artigo tem como objetivo analisar a reconfiguração identitária da protagonista, na perspectiva do modelo de aculturação bidimensional de John Berry (2004), dos estudos de Stuart Hall (2003) e Dennys Cuche (1999) acerca da identidade cultural e das considerações de Benedict Anderson (2008) sobre a identidade nacional.</p> Victória Bezerra Copyright (c) 2020 Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1158 qui, 10 dez 2020 19:55:32 +0000 NORMA E POLÍTICA LINGUÍSTICAS BRASILEIRAS http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1214 <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Na caminhada acadêmica, as questões, muitas vezes, são mais importantes do que suas próprias respostas. Formular uma questão precisa, que abarque a prática e fomente o estudo permite que a trajetória seja tão significativa quanto o ponto de chegada. É este o movimento neste estudo: a questão da norma linguística e a institucionalização de políticas linguísticas. Partindo da descrição histórica da institucionalização da Língua Portuguesa no Brasil, perpassamos também os caminhos da fixação dessa língua como disciplina a ser ensinada nas escolas. Discorremos sobre a legislação brasileira no que se refere às prescrições curriculares (PCN e BNCC) para ensino de Língua Portuguesa no Brasil, e procuramos mostrar como essas prescrições nos parecem imprecisas no que concerne à ideia de norma linguística. Analisamos, então, as ideias de norma para alguns teóricos, partindo dos preceitos estruturalistas de Saussure e atingindo linguistas brasileiros que investigam a questão da norma linguística da Língua Portuguesa.</p> Ana Carolina de Aguiar Gonçalves Timóteo Copyright (c) 2020 Revista (Entre Parênteses) http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/entreparenteses/article/view/1214 qui, 10 dez 2020 19:49:34 +0000