FÉNELON E A IMITAÇÃO DOS ANTIGOS
Resumo
Resumo: o presente artigo parte do pressuposto de que o modelo de representação empregado em As aventuras de Telêmaco (1694) convive e está em conflito com a definição de imitação definida pelo discurso estético oficial vigente na época. O modo de representação da Antiguidade modelar empregado por Fénelon, ao mesmo tempo que está calcado na estratégia da Exemplaridade própria dos primeiros historiadores, cria novos conteúdos para a instrução daquele que deveria assumir o trono francês no lugar de Luís XIV. O objetivo é averiguar as ambiguidades produzidas pelas contradições entre forma e conteúdo geradas pela imitação dos Antigos em As aventuras de Telêmaco.
Palavras-chave: Fénelon; As aventuras de Telêmaco; Imitação; Exemplaridade; Antigos e Modernos.
Abstract: this article assumes that the representation model used in The Adventures of Telemachus (1694) lives and is in conflict with the definition of imitation defined aesthetic discourse official prevailing at the time. The mode of representation of antiquity model employed by Fenelon, while hinges on the strategy itself exemplary of the early historians, create new content for the instruction that it should take place in the French throne of Louis XIV. The aim is to investigate the ambiguities produced by the contradictions between form and content generated by imitation of the Ancients in The Adventures of Telemachus.
Key words: Fénelon; The Adventures of Telemachus; Imitation; Exemplary; Ancients and Moderns.
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