CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E CULTURA POLÍTICAS: A PRÁTICA SALVACIONISTA-NACIONALISTA COMO ELEMENTO DE COESÃO SOCIAL E POLÍTICA NO SUL DE MINAS (1831-1840)
Resumo
Entre os anos de 1831-42, a elite social e política do sul de Minas se engajou na luta pela institucionalização e estabilização do Estado Nacional brasileiro, então em fase de constituição, ao lado dos Liberais Moderados que procuravam frear o carro revolucionário, e impedir o triunfo dos restauradores. A construção da ordem social e política se transformou no principal objetivo dos grupos dirigentes políticos nacionais. Ao se engajar nesta luta, a elite sul-mineira firmou a sua identidade política. Processo que pode ser analisado a partir de documentação variada produzida por instituições e sujeitos locais.Downloads
Publicado
21-08-2012
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.