TRABALHO E CONFLITOS: ASPECTOS DA ROTINA E RESISTÊNCIA DOS ESCRAVOS NA FÁBRICA DE FERRO SÃO JOÃO DE IPANEMA (SÉCULO XIX)
Resumo
Resumo: o debate historiográfico sobre a escravidão industrial tem revelado características importantes do trabalho escravo em condições muito distintas daquelas que comumente se atribuem ao trabalho compulsório no campo. Neste artigo, discutirei, particularmente, o trabalho escravo na Fábrica de Ferro São João de Ipanema, em Sorocaba (SP). Os objetivos fundamentais são mostrar algumas informações disponíveis sobre esse contingente na companhia e, ao mesmo tempo, traçar considerações sobre o cotidiano de trabalho na fábrica e as estratégias de resistência dos escravos frente à violência da escravidão.
Downloads
Publicado
10-09-2013
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.