REPRESENTAÇÕES DA MULHER EM UMA COLEÇÃO DE IMAGENS FOTOGRÁFICAS DO MUSEU DA BARONESA, PELOTAS, RS (1880-1950): INTERPRETAÇÃO E CATALOGAÇÃO
Resumo
Resumo: este artigo apresenta uma parte do estudo realizado sobre uma coleção de reproduções reprográficas de fotografias armazenadas no Museu da Baronesa, em Pelotas, RS, que foi objeto de dissertação do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/ICH/UFPel (MONTONE, 2011). Nosso foco, após problematizar a relação entre a memória, a fotografia e o museu, foi analisar, no conteúdo iconográfico, representações sobre a mulher na sociedade pelotense, entre os anos 1880 e 1950. Para fundamentar o estudo foi necessário, de um lado, recorrer à historiografia internacional, nacional e local sobre a história da mulher e, de outro, articular a interpretação com outras tipologias documentais (como as cartas privadas). A análise iconográfica das fotografias se sustenta em um catálogo sistemático, parcialmente apresentado neste artigo, para ilustrar algumas interpretações sobre aspectos da vida da mulher no contexto local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.