A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A REALIZAÇÃO DO PROJETO MAIS CULTURA NAS ESCOLAS NA ESCOLA MUNICIPAL BORGES MACHADO, NO PIAUÍ

Autores

  • Maria Dalva Fontenele Cerqueira Universidade Federal do Piauí

Resumo

Resumo: este artigo visa relatar a realização do projeto Mais Cultura nas Escolas com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Borges Machado, na cidade de Parnaíba, Piauí, onde trabalhamos com o Eixo Temático da Educação Patrimonial: patrimônio material e imaterial, memória, identidade e vínculo social. A realização do projeto teve como objetivo promover vivências, pesquisas e valorização de bens culturais de natureza material e imaterial referentes à memória e identidade cultural da sociedade parnaibana, bem como conhecer a história e as memórias do conjunto do patrimônio ferroviário existente na cidade. Adotamos como procedimentos metodológicos a pesquisa de campo e a história oral, para sensibilizar os alunos com o tema em estudo. Avaliamos a realização do projeto Mais Cultura nas Escolas, que contribuiu de forma significativa para uma maior aproximação da escola com a comunidade, para o (re)conhecimento dos estudantes e também dos professores e professoras do patrimônio cultural ferroviário da cidade de Parnaíba. Ele também promoveu reconhecimento, respeito e a identificação, por parte dos estudantes, para com os bens culturais da cidade.

Palavras-chave: História; educação patrimonial; identidade; Parnaíba; Mais Cultura.

Abstract: this article aims to report the work accomplished through the project "More Culture in Schools" with students from 7th grade of Borges Machado Municipal School in Parnaíba - Piauí, where we have worked with the Thematic Axis of Patrimonial Education: material heritage and immaterial, memory, identity and social link. The purpose of the project was to promote experiences, research and valuation of cultural goods of a material and immaterial nature regarding the memory and cultural identity of the Parnaibana society, as well as to know the history and memories of the whole of the railway heritage in the city. We adopted as methodological procedures the field research and oral history in order to sensitize students with the subject under study. We evaluated the realization of the project More Culture in Schools, which contributed significantly towards a closer relationship between the school and the community, for the students and teachers' knowledge about the cultural heritage of Parnaíba. It has promoted recognition, respect and identification of students with the cultural assets of the city.

Keywords: History; equity education; identity; Parnaíba, Mais Cultura.

Biografia do Autor

Maria Dalva Fontenele Cerqueira, Universidade Federal do Piauí

Mestrado em História do Brasil.

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Publicado

31-08-2017