IDENTIDADE E DECISÕES POLÍTICAS DE JOVENS BRASILEIROS, ARGENTINOS E URUGUAIOS
Resumo
Com base nos dados quantitativos produzidos pela pesquisa-piloto “Jovens diante da História”, o presente texto dedica-se a analisar algumas características da cultura política e consciência histórica de jovens, especialmente concernentes às suas referências identitárias e atitudes políticas. O projeto trabalhou com questões aplicadas a jovens de regiões do Brasil, Argentina e Uruguai, com questionários de escala Likert e análise estatística descritiva dos dados. Discute-se o tema da identidade e das escolhas políticas na contemporaneidade, e são analisados alguns dos resultados do questionário referentes a esses temas. Os resultados indicam a predominância de valores individuais ou individualistas, matizados por algumas preocupações na zona de confluência entre o pessoal e o coletivo, como o bem-estar social e a preservação da natureza. O estudo também revela uma tendência geral para posições menos marcadas, mais próximas da indiferença ou da falta de opinião.Downloads
Publicado
21-08-2012
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.