AS ATUAIS PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM MINAS GERAIS: ENTRE SILENCIAMENTOS E CONTRADIÇÕES
Resumo
Resumo: o presente artigo tem por objetivo analisar aspectos do atual currículo prescrito para o ensino de história na educação básica do Estado de Minas Gerais. Destaca-se a identificação, nas justificativas apresentadas, do silenciamento e a exclusão dos referenciais teóricos e metodológicos do materialismo histórico na referida proposta. O texto analisa as incoerências das justificativas apresentadas, bem como as possibilidades ainda pouco exploradas de inclusão dos referenciais da perspectiva histórico-cultural nas propostas curriculares para o ensino da disciplina.
Palavras-chave: Currículo; Ensino de história; Educação básica; Minas Gerais.
Abstract: the present paper analyzes the current History curriculum to the basics education in Minas Gerais state. Stand out the identification in the arguments of the silence and exclusion of the historical materialism theoretical and methodological references in the current curriculum. The paper discusses the inconsistencies of the justifications presented, and possibilities yet underexplored of inclusion of referential of cultural-historical perspective in the proposed curriculum for teaching discipline.
Keywords: Curriculum; History teaching; Basics education; Minas Gerais.
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