IDEIAS DE ESTUDANTES SOBRE A HISTÓRIA – UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Resumo
Resumo: este texto expõe uma pesquisa acerca das ideias prévias de estudantes a respeito da História. O objetivo foi contribuir com as discussões sobre o ensino da disciplina a partir dos condicionantes da aprendizagem histórica. Teoricamente, o estudo foi estabelecido a partir do diálogo com os conceitos de consciência histórica e ideologia, bem como com a teoria das representações sociais, particularmente com a teoria do núcleo central. A coleta de dados ocorreu, na fase do piloto, com produção de textos por estudantes, e, na fase principal, com a realização de cinco grupos focais estimulados por perguntas ligadas às categorias de ideia de história e sentido da história. Verificou-se que na ideia de história predomina a representação de história como processo mais do que como passado, e no sentido da história predominam as representações de decadência e de ciclo mais do que as de progresso e de história como reino do acaso. O estudo identificou núcleos de sentido entre os alunos que divergem daqueles que sustentam tanto a ciência histórica em geral quanto o ensino da história, evidenciou ademais um dos aspectos que explicam as distâncias e os problemas entre o ensino e a aprendizagem da disciplina.
Palavras-chave: ensino de história; ideias prévias; representações sociais; ideologia; consciência histórica; grupos focais.
Abstract: this text shows a research about previous concepts of students about history and has the aim to contribute with the discussion on the teaching of History and its relation with the some conditioning aspects. The theoretical reference of the study comes from the concept of Historical Conscientiousness and Ideology. The methodological and theoretical framework was also rooted on the Social Representations Theory, particularly the Central Nucleus aspect. The data collection occurred in the pilot phase, with production of texts by students, and in the main phase, with the completion of 5 focus groups stimulated by questions related to the categories of idea of history and sense of history. It was found that the idea of history dominates the representation of history as a process, rather than as past, and the sense of history dominated by depictions of decay and cycle rather than progress and history as the realm of chance. The study identified units of meaning between students that differ from those that sustain both the historical science in general and the teaching of history, and so identifies one of the aspects that explain the problems and distances between the teaching and learning of the discipline.
Keywords: History Teaching; previous concepts; Social Representations Theory; Ideology; Historical Consciousness; Focus Groups.
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