JACQUES REVEL
Resumo
Resumo: o artigo estuda algumas das oscilações verificadas na historiografia francesa, a partir das últimas décadas do século XX. Detendo-se em investigar a evolução de uma longa e criativa trajetória individual, bem como a inserção de Jacques Revel em um movimento coletivo de crítica e de renovação da pesquisa histórica na França, são realçadas as alterações responsáveis pela emergência de um senso crítico em permanente estado de reflexão.
Palavras-chave: historiografia francesa; Escola de Annales; guinada crítica; escrita da História.
Abstract: the article examines some of the oscillations ocurred in the field of the French historiography in the last decades of the twentieth century. The text explore still the creative evolution of a individual trajectory, as well as inserting Jacques Revel in a collective movement to criticism and renewal of historical research in France, highlighted the changes responsible for the emergence of a critical sense in a permanent state of reflection.
Key words: French historiography; School of Annales; tournant critique; writing of History.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.