UM PERCURSO NA CIDADE DE GUIMARÃES, PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES
Resumo
Resumo: o artigo apresenta um estudo realizado no âmbito de investigação em Educação Histórica e Patrimonial com o objetivo de aprofundar, numa abordagem essencialmente qualitativa, a compreensão dos sentidos atribuídos por alunos e professores a usos de fontes patrimoniais no ensino e aprendizagem em História, em articulação com conceitos ligados à consciência histórica, nomeadamente os de identidade e património. A partir da análise indutiva dos dados de alunos e professores, construiu-se um conjunto de categorias conceptuais sobre a forma como alunos portugueses de 7º e 10º ano de escolas de Guimarães, no norte de Portugal, lidam com a evidência histórica em situação de visita a sítios históricos da sua cidade, classificada como património da humanidade, bem como sobre os modos de os seus professores entenderem o uso de fontes patrimoniais no ensino e aprendizagem de História e suas finalidades. Discutem-se algumas possibilidades de novas formas de abordagem educativa relacionadas com a utilização do património como evidência histórica, contribuindo para o desenvolvimento da consciência histórica e patrimonial.
Palavras-chave: Património; Identidade; Consciência Histórica; Evidência Histórica; Educação Histórica e Patrimonial.
Abstract: the article presents a study in Historical and Heritage Education with the aim of deepening, an essentially qualitative approach, the understanding of the meanings attributed by students and teachers to use sources of equity in teaching and learning in history, in conjunction with concepts related to historical consciousness, including the identity and heritage. From the inductive analysis of data from students and teachers, we constructed a set of conceptual categories on how Portuguese students of 7th and 10th grade schools in Guimaraes, northern Portugal, deal with the historical evidence in a position to visit the historical sites of your city, classified as world heritage sites, as well as the modes of their teachers understand the use of equity sources in teaching and learning of history and its purposes. We discuss some possibilities for new forms of educational approach regarding the use of heritage as historical evidence, contributing to the development of historical and heritage awareness.
Keywords: Heritage; Identity; Historical consciousness; Historical evidence; Historical and Heritage Education.
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