Desafios e oportunidades para o varejo online

Estudo de moda no setor de Passos (MG)

Authors

Keywords:

Varejo, Varejo Online, Setor de Moda

Abstract

In order to know and understand how the clothing fashion sector in Passos (MG) has been preparing to face this moment of instability in the online sales environment, a case study was proposed with three clothing retailers that manufacture their pieces in the city. The proposal aimed to identify the challenges and opportunities for the sector, considering that the city is an industrial center for clothing and is home to well-known brands inside and outside the country. The research was carried out based on interviews with online commerce representatives from three companies, it was qualitative in nature and involved large, medium and small companies. The sales channels, the operation of electronic commerce and the challenges and opportunities for electronic commerce were analyzed, seeking to understand in a broad way how the clothing sector in the city is living in this new technological environment. The evidence found demonstrated the main challenges to be overcome and the opportunities to be seized for the development of e-commerce in the clothing fashion sector in Passos (MG).

Author Biographies

Carlos José Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS, campus Passos/MG).

Gustavo Clemente Valadares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutorando em Administração (UFLA), mestre em Administração (UFLA) e bacharel em Administração (UFLA). Professor do IFSULDEMINAS Campus Passos.

João Francisco Sarno Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) campus Passos (MG). Doutor em Inovação Tecnológica pelo ICEx/UFMG (2020).

References

ALDAY, Hernan Edgardo Contreras, PINOCHET, Luiz Hernan Contreras. A tecnologia e-Commerce como estratégia determinante no setor supermercadista. Revista da F.A.E, Curitiba, v. 5, n. 3, p.11-21, set. 2002.
ALDAY, Hernan Edgardo Contreras, PINOCHET, Luiz Hernan Contreras. A tecnologia e-Commerce como estratégia determinante no setor supermercadista. Revista da F.A.E, Curitiba, v. 5, n. 3, p. 11-21, set. 2002.
BIGDATA CORP. O Perfil do E-Commerce Brasileiro. 2020. Disponível em:< https://newsroom.br.paypal-corp.com/pesquisa-perfil-do-e-commerce-brasileiro-2020-ritmo-de-expansao-do-total-de-lojas-online-no-brasil-e-superior-a-40-porcento-ao-ano> Acesso em: abr. 2021.
BORNIA, Antônio Cezar; DONADEL, Cristian Mendes; LORANDI, Joisse Antônio. A logística do comércio eletrônico do B2C (business to consumer). 2006. 8 p. XXVI ENEGEP, Associação Brasileira de Engenharia de produção, ABEPRO, Fortaleza/CE, 2006.
CARVALHINHA, Marília Piccinini da. O Setor do Vestuário: Uma análise sobre as possibilidades estratégicas das empresas do vestuário no Brasil. 2006. 149 p. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Sao Paulo, 2006.
EBIT | NIELSEN. 43ª ed. Webshoppers: Versão Free. 2021. Disponível em: <https://www.ebit.com.br/webshoppers> Acesso em: abr. 2021.
GALINARI, Rangel et al. Comércio eletrônico, tecnologias móveis e mídias sociais no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 41, p. 135-180, mar. 2015.
IFSULDEMINAS. Resolução, Nº 049/2015, 01 de setembro de 2015. Dispõe sobre a aprovação do Projeto Pedagógico e da criação do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda – Campus Passos. Disponível em:<https://portal.pas.ifsuldeminas.edu.br/images/1_Campus_Passos/2018/1Cursos/Prod_Moda/resolucao_49-2015.pdf>. Acesso em: abr. 2021.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Cidades. 2021. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/passos/panorama> Acesso em: nov. 2021.
KOCHË, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e iniciação científica. Petrópolis, RJ. Vozes: 2011.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Tradução Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Ed. Sextante, 2017, 208p.
LASTRES, Helena; ALBAGLI, Sarita. Informação e Globalização na era do Conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999. 163 p.
LIRA, Waleska Silveira; DIAS, Virginia Motta Aguiar; ARAÚJO, Geraldo Maciel de. O Comércio Eletrônico: uma perspectiva de sucesso para as Organizações na sociedade da informação. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), Faculdade Cenecista de Campo Largo Paraná, v.3, n.1, maio de 2004.
ORTIZ, Felipe Chibás. Ciclo do Marketing Digital: tática e estratégia blended. ENIAC Pesquisa, Guarulhos, p. 64 a 76, v.2, n.1, jan-jun, 2013.
PAYPAL NEWSROOM. Pesquisa "Perfil do E-commerce Brasileiro 2020": ritmo de expansão do total de lojas online no Brasil é superior a 40% ao ano. 2020. Disponível em: <https://newsroom.br.paypal-corp.com/pesquisa-perfil-do-e-commerce-brasileiro-2020-ritmo-de-expansao-do-total-de-lojas-online-no-brasil-e-superior-a-40-porcento-ao-ano> Acesso em: abr. 2021.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE. 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online. 2016. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/3%C2%BA%20Pesquisa%20do%20Varejo%20Online%20-%20VERSA%CC%82O%20FINAL%20SEBRAE%20(1).pdf>. Acesso em: abr. 2021.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE. DataSebrae. 2020.. Disponível em: < https://datasebrae.com.br/totaldeempresas-11-05-2020/ >. Acesso em: abr. 2021.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE. Comércio varejo de moda. 2019. Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/011e25fbc3eb382604afbcc7c96629cb/$File/7485.pdf>. Acesso em: abr. 2021.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2001, 2ª ed, 205 p.

Published

10-07-2023

How to Cite

Mendes, C. J., Valadares, G. C., & Carvalho, J. F. S. (2023). Desafios e oportunidades para o varejo online: Estudo de moda no setor de Passos (MG). Cadernos De Estudos Interdisciplinares, 5(2), 63–87. Retrieved from http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/cei/article/view/2146